A campanha eleitoral chega ao fim e é hora de decisão nas urnas. Foram mais de 40 dias da campanha eleitoral no rádio e tv. Agora o eleitor entra a um dia das eleições municipais. O clima eleitoral em Juazeiro, Petrolina no entorno da região é de aparente tranquilidade. Em contato com motoristas de aplicativos e taxistas, a REDEGN ouviu que carros adesivados e bandeiras com os rostos dos candidatos, espalhados pelos municípios, mas com pouca agitação nas ruas.
Neste sábado 5, véspera da votação do primeiro turno, ainda é permitido o uso de alto-falantes, amplificadores de som, caminhadas, carreatas e passeatas, desde que essas atividades sejam finalizadas antes das 22h.
No dia da votação, qualquer forma de propaganda será considerada crime de boca de urna, exceto a manifestação individual e silenciosa dos eleitores, como o uso de bandeiras, camisetas ou adesivos.
Em casos de irregularidades, os eleitores podem fazer denúncias à Justiça Eleitoral através do aplicativo Pardal, disponível para Android e iOS. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também dispõe do “SOS Voto”, no número 1491, e do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que permite o envio de relatos de desinformação ou uso indevido de inteligência artificial durante o período eleitoral.
Estima-se que 153 milhões de eleitores, de 5.569 cidades brasileiras, compareçam às urnas para escolher seus representantes municipais.
redação redegn com informações TSE
0 comentários