A Justiça Eleitoral distribui as mais de 570 mil urnas eletrônicas que serão usadas em todo o país neste domingo (6), nas eleições municipais. Os equipamentos ficam sob escolta até o dia da votação. No primeiro turno, eleitores de 5.568 municípios brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores. É o primeiro turno da votação.
Ao todo, serão 571.024 urnas eletrônicas em funcionamento em todo o país. Em 103 cidades com mais de 200 mil eleitores, os equipamentos ainda poderão ser usados no fim do mês se houver segundo turno.
No estado de Pernambuco a operação vai distribuir as 23.979 urnas eleitorais que serão usadas nas eleições municipais do próximo domingo (6). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), os equipamentos foram preparados, lacrados e colocados em caminhões, que saem de 18 polos eleitorais do estado.
Sobre a segurança das urnas eletrônicas, o TRE explica que foram separadas 1.470 equipamentos para o caso de alguma urna quebrar. Todos os equipamentos são programados com um dispositivo que permite receber votos somente a partir das 8h da manhã do domingo (6).
“Elas [as urnas] estão sob a guarda da Justiça Eleitoral. Então, não tem possibilidade de violação. A gente tem a Polícia Militar fazendo a guarda de todos esses equipamentos. E as urnas têm lacres que, se forem violados, vão deixar marcas. Digo a você que a gente faz testes de segurança todos os anos e ninguém nunca conseguiu vulnerabilizar a urna eletrônica brasileira”, complementou o secretário de Tecnologia do TRE-PE.
redação redegn Foto Arquivo REDEGN
0 comentários