Não chove há seis meses. Juazeiro e Petrolina continuam em estado de emergência devido estiagem

De acordo com a Defesa Civil de Juazeiro a última chuva intensa no município aconteceu no mês de abril, quando os órgãos de meteorologia registraram um volume de cerca de 100mm. Neste mês de outubro, portanto, completa seis meses que o municipio não recebe uma chuva forte.

Não há previsão de chuva para os próximos dias. De acordo com o site do Laboratório de Meteorologia da Universidade Federaldo Vale do São Francisco  no mês de agosto, em Petrolina houve apenas chuviscos muito fracos em dois dias, logo o índice de chuva foi de apenas 0,4 mm. Ou seja, praticamente não choveu no mês de agosto.

A sensação térmica em Juazeiro e Petrolina é mais de 40 °C nesta época do ano. Segundo meteorologistas, além da estiagem neste ano, fatores humanos contribuem com o aumento da temperatura na região.

 Juazeiro continua em situação de emergência, através do Decreto do Governo Federal. O decreto deve ser renovado este mês.

 O  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um novo aviso de onda de calor para municípios do Sertão. 

O alerta, classificado como "perigo potencial", vale até às 23h desta quarta. Segundo o Inmet, a onda de calor tem baixo risco à saúde e temperatura 5ºC acima da média por período de 2 até 3 dias.  

Também foi divulgado alerta de perigo para baixa umidade, que vai até o fim do dia.  Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.

No mês de julho a REDEGN destacou reportagem sobre a situação de algumas localidades que estão sem abastecimento  de água.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, também reconheceu que quatro cidades de Pernambuco, estão em situação de emergência por conta do enfrentamento a estiagem na região. Os municípios são: Afrânio, Jatobá e Petrolina, no Sertão; e Caruaru, no Agreste do estado.

A portaria  foi assinada por Wolnei Wolf Barreiros , secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. O mesmo decreto também reconhece situação de emergência em municípios dos estados de Alagoas, Paraíba e Sergipe.

Redação redegn Foto Italo Duarte arquivo REDEGN