"Pegar Bigu e Surfar, nem pensar" é tema de campanha

"Queremos conscientizar os jovens, que essa prática não é um esporte, é extremamente perigosa, colocando a vida em risco. Por isso, precisamos da ajuda de vocês, alertando os amigos e familiares para que, caso presencie esse crime, denuncie", com essas palavras, Kathia Sena, gerente de Fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, destacou a ação "Pegar Bigu e Surfar, nem pensar", que tem como objetivo alertar e combater sobre os riscos de "surfar" e "amorcegar" nos ônibus, uma prática criminoso que vem aumentando na Região Metropolitana do Recife – RMR, principalmente entre os jovens.

Por determinação do Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, em parceria com as Secretarias de Educação e Defesa Social, técnicos de educação e fiscalização do Consórcio estiveram na Escola de Referência do Ensino Médio Augusto Severo e Escola Estadual Arthur Mendonça, localizadas, respectivamente, em Recife e Moreno, quando realizaram panfletagem alertando aos pais e jovens, com foco em garantir a segurança dos passageiros, salvar vidas e preservar o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema.

Nos locais, Kathia Sena, em uma conversa dinâmica com os alunos, enfatizou a ameaça à vida que é viajar na parte externa dos ônibus, além de abordar a mobilidade de forma lúdica, utilizando como base as disciplinas ensinadas no ano letivo. "O Consórcio vem mapeando quais os corredores, vias e linhas onde vem acontecendo esse ato, chegando junto aos passageiros e motoristas, conversando e orientando para que eles procurem o consórcio e denunciem.

Freitas destacou o incessante trabalho das gerências de Fiscalização e da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do CTM, que vem realizando ações, baseados nas informações das operadoras e dos usuários, nos terminais integrados da RMR. "Estudos realizados destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do "surf" nos coletivos. Solicitamos que, todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento, para que possamos mapear os locais com maior incidência dessa prática, e assim direcionar a estratégia em campo".

DENÚNCIA-Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Ascom