Produção de Água na Bacia do Rio São Francisco e Pagamento por Serviços Ambientais são temas de seminario

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou na última sexta-feira, 13, em Petrolina, o Seminário sobre Produção de Água na Bacia do São Francisco e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O objetivo do encontro, de acordo com o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Claúdio Ademar, é incentivar produtores rurais a investir em atividades que ajudem a preservar a água recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas de conservação. A ação é idealizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e já acontece em outras regiões do país.

Com isso, o CBHSF, que já realizou uma oficina na região do Alto São Francisco e um seminário no município de Luís Eduardo Magalhães no Médio São Francisco, pretende estimular a prática em toda a bacia do São Francisco. “Trata-se de um programa desenvolvido pela ANA. Conheci recentemente e gostei muito da sua proposta porque busca conciliar a produção com o meio ambiente e os recursos hídricos, ou seja, é uma proposta alternativa de explorar sua propriedade de forma correta, conciliando aspectos ambientais e hídricos. Quer dizer que produzindo água, o produtor está garantindo o futuro de sua propriedade, já que não existe unidade produtiva sem água”, explicou Ademar.

Segundo ele, a ideia é reunir produtores, colaboradores e sociedade. “Acho que precisamos produzir imediatamente água para o São Francisco, para os rios subterrâneos. Além disso, já temos municípios no submédio com áreas consideradas áridas, por isso a importância de buscar parceiros que enxerguem essa fragilidade e possam investir. Precisamos manter a Caatinga em pé e isso só será possível quando oferecermos alternativas que possam estimular esse cuidado com o bioma”.

O Programa Produtor de Água é efetivado por meio da execução de projetos locais de PSA, distribuídos por todo o território nacional. Os projetos que, além do ganho econômico, também buscam garantir a quantidade e a qualidade da água, são conduzidos por instituições em parceria com a ANA, viabilizando recursos técnicos e financeiros para a revitalização ambiental de bacias hidrográficas.

CHBSF