Na Romaria de Nossa Senhora das Dores que termina neste domingo (15) mais uma vez a Estatua de Padre Cicero Romão Batista é um dos locais mais visitado em Juazeiro Ceará. Fiés de todos os lugares do Nordeste e do Brasil visitam o Horto.
De Campina Grande e Areia Paraíba, as irmãs Ruth Vital e Rosemar festejam a fé e a esperança visitando a Estátua de Padre Cícero. "Já conhecemos Santana do Cariri, rezamos para a Santa do Povo a Benigna, vamos também a Igreja Santo Antonio de Barbalha e lógico em todas as igrejas principais do Juazeiro, terra do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista".
A jornalista Camila Holanda escreveu que nas entranhas do Cariri do Ceará foi emergido uma versatilidade de ícones que, entrelaçados povoam o imaginário religioso e cultural que habita a região.
O saudoso teatrólogo, pesquisador cultural Oswaldo Barroso, ressalatava um dos mais valiosos símbolos, a vigorosa força mítica e religiosa. Oswaldo Barroso, cidadão honorário de Juazeiro do Norte, diz que a primeira vez que esteve no Cariri foi nos anos 70 e a experiência fez com que suas crenças e certezas de ateu fossem desconstruídas e reconstruídas com bases nos sentimentos das novas experiências e epifanias vividas.
"Desde o início, não acreditava em nada de Deus. Mas quando fiz a primeira viagem ao Horto do Juazeiro do Norte, foi que eu compreendi o que era Deus. Isso mudou minha vida completamente", revelou Oswaldo.
A REDEGN acompanha a Romaria e constata que Juazeiro do Norte vive mais um grande momento de devoção com a tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores. A celebração atrai milhares de fiéis à cidade. Segundo o Padre Édmo Galvão, que está à frente das festividades, o lema deste ano destaca a importância da oração, em sintonia com a proposta do Papa Francisco para 2024.
“O tema deste ano é evangélico, pois nos mostra Maria que obedece ao que Deus lhe pede, sendo mãe do nosso Salvador. Quando ela diz ‘faça-se em mim segundo a vossa palavra’, ela nos ensina a seguir a vontade de Deus,” explica o Padre Édmo.
“A casa de Nossa Senhora das Dores é a casa de todos nós. Por isso, programamos atividades para a juventude e também para os romeiros, como a Vila Tabuleiro, onde ocorrem as confraternizações diárias,” destaca o padre.
Além dos tradicionais novenários e missas, a programação conta com uma série de eventos que buscam integrar os devotos e visitantes, proporcionando momentos de espiritualidade e convivência.
redação redegn Foto Ney Vital
0 comentários