O site parceiro Bahia Notícia, destaca que Mesmo com o aumento dos maus índices de violência na Bahia e o crescente investimento em ferramentas feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), parte dos municípios baianos também buscam investir seus recursos no combate a violência na Bahia. A demanda pode ser observada nos discursos dos candidatos a prefeito e vereador por todo o estado.
Considerando o período de campanha das eleições municipais, que vai até o dia 30 de setembro, o Bahia Notícias analisou os projetos de governos dos dois principais candidatos das cinco cidades mais violentas da Bahia - segundo o Atlas da Violência de 2024, divulgado em junho.
O levantamento estudou quais as principais propostas dos candidatos para os municípios e a “relevância” dada ao tema no documento, com base na quantidade e detalhamento das propostas. Em ordem crescente no ranking, as cidades são: Santo Antônio de Jesus, Jequié, Simões Filho, Camaçari e Juazeiro.
A primeira matéria detalhou o panorama em Santo Antônio de Jesus e Jequié. Na segunda reportagem do levantamento, você confere as principais propostas dos candidatos de Simões Filho, Camaçari e Juazeiro. Confira na integra reportagem do Bahia Notícias.
JUAZEIRO-No norte baiano, Juazeiro desponta como uma das cidades mais proeminentes do estado, com 237.821 mil habitantes. A cidade foi classificada como a quinta mais perigosa da Bahia, com um índice de 72,3 homicídios por 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência de 2024.
Com quatro candidatos na disputa, foram analisados os planos de governo da atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), candidata a reeleição, e o candidato Andrei (MDB), que juntou uma coligação com nove partidos em oposição a atual gestão.
Suzana Ramos (PSDB)-Sob a premissa de “Juazeiro: Um sentimento a ser cultivado”, a atual prefeita e candidata à reeleição Suzana Ramos (PSDB) apresenta centenas de propostas em seu plano de governo, sendo 15 delas voltadas para a segurança.
No quinto eixo do documento, ela destaca a reestruturação do Sistema de Ordem Pública e Segurança do município junto a criação de um Plano Municipal de Segurança. Chamam a atenção as propostas de um “cercamento tecnológico” da cidade junto a uma sala de videomonitoramento.
Com relação à Guarda Civil, ela cita a reestruturação da carreira dos profissionais e um programa de capacitação. Instrumentalmente, ela sugere o planejamento para a aquisição de munições e equipamentos “para o uso progressivo da força”.
Andrei (MDB) -No documento das propostas do candidato “Andrei da Caixa” (MDB) em Juazeiro, a segurança aparece no segundo eixo das diretrizes apresentadas com quatro propostas. As duas primeiras dizem respeito ao fortalecimento e instrumentalização da Guarda Civil Municipal, junto aos Agentes de Trânsito, e a ampliação da parceria com outras Forças de Segurança, como as polícias Militar e Civil.
O candidato da coligação “O Futuro Chegou” também propõe a requalificação do sistema de videomonitoramento do município e o desenvolvimento de “uma política integrada e multi setorial nos territórios vulneráveis”.
A REDEGN solicitou os planos da candidatura de Celso Carvalho e Marcio Jandir para o quesito Segurança Pública e Guarda Municipal.
Bahia Noticias Foto ilustrativa Agencia Brasil
0 comentários