Celso Carvalho e Coronel Anselmo celebram dia da padroeira de Juazeiro

“Nossa Senhora Mãe das Grotas de tuas mãos que brota a nossa santa proteção. Ó Mãe dos humilhados e ofendidos, dos flagelados e oprimido, dá-nos sempre a tua mão!” Domingo, 08 de setembro, dia da padroeira de Juazeiro, na Bahia, Nossa Senhora das Grotas. O ex-prefeito Isaac acompanhou seu time, composto pelo prefeito Celso Carvalho e o vice Coronel Anselmo nas homenagens à santa desde a manhã até a procissão, no final da tarde.

“E do índio pro vaqueiro e sob os Juazeiros, às mãos do que pregava no sertão. Às margens do Rio São Francisco, no pouso e descanso dos tropeiros, nascia Maria em Juazeiro”. Em 1706, conta-se, um índio encontrou uma imagem esculpida em madeira em uma das grotas do rio São Francisco. Sem saber o que fazer com ela, mostrou a imagem a um vaqueiro que encontrou pelo caminho. Juntos, levaram a imagem a um padre franciscano que estava em missão naquela região e, desde então, Juazeiro ganhou a sua padroeira. Seu dia é marcado por missa festiva, na Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, e uma procissão pelas ruas da cidade, que conta com milhares de pessoas todos os anos.

“Hoje estás em cada índio, em cada nordestino que luta pra fazer libertação. Estás também em um qualquer; No velho, no jovem, na criança. Na força e na beleza da mulher”. O prefeito Celso foi convidado para carregar o andor da santa, durante a missa, e disse que quanto mais andava, menos peso sentia. “Começou pesado e depois eu já não sentia mais incômodo. Achei impressionante. Fui educado na fé cristã católica e tenho respeito e amor pela mãe de Jesus. Aqui, para nós, ela é a senhora das Grotas, a quem sempre recorro para passar em minha frente e aliviar as agruras da vida. Agora peço também que me ajude no direcionamento dessa cidade, para que eu seja o prefeito que a cidade merece e precisa”, afirma Celso. 

“Ó Senhora dos sertões, das terras sempre quentes, tem pena desse povo e sê clemente. E sempre em teus braços vê se acolhes os que tombam, os que ficam e os que fogem. Os que lutam, os que vivem e os que morrem” Já no final da tarde a procissão saiu da Igreja de São Francisco, no Bairro Country Club, e passou por alguns bairros da cidade. Para o vice-prefeito Coronel Anselmo, é um momento de reflexão. Nós caminhamos pela cidade e vamos conversando com Deus e com a mãe de Jesus, pedindo que nos ajudem na realização desse projeto. Encontramos muitas pessoas que nos mostravam as condições precárias dos lugares, das ruas sem iluminação, com esgotos estourados, sem limpeza pública adequada. O sofrimento da população que está numa procissão e aproveita pra pedir socorro à santa e também a quem eles acreditam que terão capacidade de ajudá-los, o time de Isaac”, conclui. 

Os trechos utilizados no começo de cada parágrafo deste release são do Hino de Nossa Senhora de autoria de Roberto Malvezzi (Gogó).

Por Ascom Celso Carvalho