A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), programou um conjunto de atividades alusivas ao Setembro Amarelo, nas escolas da rede estadual de ensino de Salvador e do interior baiano. A campanha visa a mobilização global sobre a prevenção do suicídio e a disseminação de informações sobre saúde mental e identificação de sinais de alerta, abordando a importância de buscar ajuda quando necessário. A iniciativa tem o intuito de estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento junto à comunidade escolar.
As oficinas sobre a temática do Setembro Amarelo já foram iniciadas em escolas da rede estadual.
“O Setembro Amarelo é considerado a maior campanha de prevenção ao suicídio em todo planeta, visa conscientizar as pessoas a respeito do suicídio e evitar o seu acontecimento. Assim, reforçamos as atividades do Programa Saúde do Professor, direcionando palestras, rodas de conversa e oficinas com o tema abordado com firmeza, substituindo lamentos por atitudes, com o objetivo de alertar sobre a possibilidade da renovação transformadora da própria vida”, pontua a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Rosário Muricy.
Setembro Verde – Este é o mês oficial, também, do Setembro Verde, inspirado no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que foi criado através da Lei Federal nº 11.133/2005 e celebrado em 21 de setembro. Na Bahia, a campanha foi instituída pelo governador Jerônimo Rodrigues, através da Lei nº 14.560/23, visando dar visibilidade à pauta e propor a reflexão nos diversos setores da sociedade sobre as ações efetivas para promover inclusão, cidadania, respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência. “Como é bem divulgado, a cor verde da campanha simboliza a esperança de alcançar a inclusão social e a constante luta para a implementação da lei”, destaca Rosário Muricy.
Ao longo do mês, a Secretaria da Educação, através da Superintendência de Políticas para a Educação Básica e da Coordenação de Educação Especial, promove na rede estadual de Educação Básica da Bahia ações e projetos, por intermédio dos Centros de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) e das unidades escolares da rede estadual, contemplando todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e fazendo um elo que coaduna família, escola e sociedade no diálogo sobre a efetivação de políticas de inclusão, acessibilidade e educação de qualidade para todos, trazendo à luz reflexões e atitudes de combate ao capacitismo e defendendo que a escola deve assumir o compromisso de educar cada estudante, aplicando a pedagogia da diversidade a todos os alunos com deficiência, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Altas Habilidades/Superdotação, independentemente de sua origem social, étnica ou linguística.
Secretaria Educação da Bahia
0 comentários