Serviços médicos de neurocirurgia são retomados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Os serviços médicos de neurocirurgia estão sendo retomados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), representando uma grande conquista para o atendimento à população da Macrorregião Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco e Bahia – PEBA, diante da qual o HU-Univasf é unidade de referência para atendimentos de alta complexidade.

Com a recomposição da equipe de profissionais da especialidade, o HU conseguirá aprimorar as avaliações, acompanhamento médico, intervenções cirúrgicas, evoluções, prescrições, acompanhamento pré e pós-operatório dos pacientes atendidos e internados, incluindo consultas ambulatoriais. Os fluxos e as escalas de atendimento já estão sendo progressivamente integrados às operações hospitalares a partir deste mês. 

A retomada é resultado de amplos esforços e alinhamentos do HU-Univasf/Ebserh em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e municípios integrantes da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) de Pernambuco. Associado às convocações de neurocirurgiões via lista nacional do Concurso Nacional da Ebserh e a realização de processos seletivos simplificados (PSS), o processo licitatório do serviço mostrou-se relevante para garantir a assistência integral dos pacientes, evitando o deslocamento destes usuários para grandes centros urbanos como Recife e Salvador.

"Com o processo gradual de reimplementação dos serviços de neurocirurgia, temos a certeza de que o HU-Univasf fortalece o seu compromisso com a vida dos usuários que necessitam destes serviços e com o SUS, assim como a parceria com órgãos e instituições alinhadas ao seu propósito nas diferentes esferas de governo. Foi uma negociação longa e intensa, mas que já está surtindo efeitos positivos na região", destacou o gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf, Aristóteles Cardona.

A atuação plena dos profissionais de neurocirurgia propiciará também a solicitação de recredenciamento da Residência Médica na especialidade, em conjunto com a Univasf e em sinergia com objetivos estratégicos da Rede Ebserh, entre eles: aprimorar as condições de ensino e os cenários de prática.

A preceptoria também tem o objetivo de promover a formação de especialistas capazes de desenvolverem e executarem programas de assistência, ensino e pesquisa nas áreas de abrangência da neurocirurgia.

Comunicação HU-Univasf