Fernanda Yara fatura o ouro no 400m e manda abraço para Petrolina

 Fernanda Yara garantiu mais uma medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris. Neste sábado (31), ela venceu os 400m T47 (amputados de braço) e sagrou-se campeã paralímpica pela primeira vez na carreira. Foi seu melhor tempo pessoal na prova: 56s74.
 
Outra brasileira envolvida na prova, a potiguar Maria Clara Augusto completou o pódio na terceira colocação, com o tempo de 57s20. Também foi a melhor marca pessoal dela na disputa.

"Vim na gana de pegar o sino, que simboliza a vitória. Queria agradecer a Deus, cada caminhada, cada reza. Não me deixou desistir. Quatro semanas antes, machuquei o joelho. Bateu o desespero, quase entrei em depressão. Tive pessoas que me ajudaram, a equipe multidisciplinar do Comitê Paralímpico, eu técnico, que não me deixaram cair. Abraço também para minha família, para a Bolsa de Pernamnbuco e Petrolina", disse Yara, que representa a cidade no Sertão pernambucano, para qual se mudou ainda criança. Ela também cobrou mais apoio da cidade para seu trabalho. 
 
Esta é a terceira vez que Fernanda Yara participa dos Jogos Paralímpicos. A atleta nascida em Curionópolis (PA) também disputou a edição de Tóquio 2020 e também a edição de Pequim 2008. 

Após ficar no quase em Tóquio, onde chegou como a quarta melhor de sua categoria, Fernanda consolidou-se como favorita ao ouro com o bicampeonato mundial nos 400m, em Paris 2023 e em Kobe 2024.

Fernanda tem má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo. Ela competia no atletismo convencional e migrou para o paradesporto em 2008.

Diário de Pernambuco Foto Ilustrativa Marcello Zambrana /CPB)