Os bastidores da política de juazeiro mudaram de endereço, mas os problemas são os mesmos: a indefinição do nome para representar a base do governador Jerônimo Rodrigues na eleição de outubro e desencontro de opiniões em relação ao tema, que se arrasta desde o ano passado.
A discussão do assunto está na pauta desde outubro de 2023, quando o governador convocou lideranças de Juazeiro para uma reunião política na governadoria, em Salvador, com o objetivo de unificar a base em Juazeiro.
A partir dali quase uma dezena de pré-candidatos alinhados mais à esquerda, incluindo os partidos da Federação Brasil da Esperança, PT, PV e PCdoB; dentre outros da base, mas fora da Federação, a exemplo do MDB, PSD, Avante, Rede/PSOL, PP, dentre outros, começaram uma corrida em direção à unidade, sem linha de chegada...
O PT, com 5 ou 6 pré-candidatos, tendo Isaac Carvalho como melhor avaliado em pesquisas, dava passadas mais largas para chegar na frente, mas não fez cálculos precisos, apostou num único corredor, desprezou a possibilidade de revezamento dentro da própria legenda e, com os problemas enfrentados pelo seu principal atleta, Isaac, chegou sem nomes expoentes para cortar a fita da chegada, na avaliação dos demais.
A Federação Brasil da Esperança, queria a vaga, na impossibilidade de Isaac Carvalho, mas a insistência do PT local colocou barreiras na pista e o grupo chegou a reta final dividido, sem unidade. Isaac Carvalho negligenciou o relógio do tempo; o deputado Zó, saltou para a raia vizinha, do MDB e Roberto Carlos, sozinho na raia da federação, não tem linha de chegada à vista, até agora.
O PP, último a anunciar uma pré-candidatura, com chapa puro sangue definida, também flerta com o time de Jerônimo.
O PSB, já está na raia do MDB, mas sem o principal atleta, Joseph Bandeira, que desde a semana passada corre na raia de Suzana Ramos, com a família inteira.
Correndo por fora apareceu o MDB, sem querer nada e querendo, construindo boas relações a ponto de enxergar o pódio, embora ainda tenha barreiras à frente.
Três possibilidades na corrida de acordo com personagens que estão em Salvador: Andrei (MDB) na cabeça de chapa, precisando convencer ainda Roberto e Isaac; Roberto Carlos na cabeça, desde que convença Isaac e Andrei; Isaac convencendo os dois e um time de partidos, de que Ellen é a que garante uma transferência dos votos dele, diante de uma impossibilidade do próprio, cada vez mais evidente, diante dos problemas jurídicos não resolvidos.
O dia de ontem (8) em Salvador foi de muita movimentação, sem resultados. O dia de hoje, segundo interlocutores que estão tratando do tema, na capital, promete ser decisivo.
A reunião da Federação, adiada inúmeras vezes esta semana, deve acontecer nesta manhã de sexta-feira (9), sem mais delongas, prometem. A conferir.
Da redação redeGN
14 comentários
09 de Aug / 2024 às 09h55
Esse PT não quer apoiar ninguém,mas sempre quer ser apoiado.tiano e Hellen não vão a lugar nenhum.um partido que se diz democrático,não aceita apoiar um candidato de outro partido...vão acabar entregando de novo a SUZANA.bem feito.
09 de Aug / 2024 às 10h13
Essa quantidade de analogias de esporte e palavras 'dificeis' só faz deixar o texto dificil de se compreender.
09 de Aug / 2024 às 10h21
PT e suas ganâncias
09 de Aug / 2024 às 13h14
Lembram-se de ROLETRANDO, o kogo de Silhio Santos? Pelo jeito Juazeiro está no ROLETRANDO.
09 de Aug / 2024 às 14h38
O melhor nome para Juazeiro, seria Andrei da caixa.. pois é um nome leve, limpo. e merece ser testado, Juazeiro precisa de mudança urgente! vamos com Andrei Juazeiro, chegou a hora de mudar. chega de política velha, da mesmice. Renova Juazeiro !!!
09 de Aug / 2024 às 16h22
O candidato será Dr. EdsonTanury, só um engenheiro para reconstruir Juazeiro.
09 de Aug / 2024 às 16h50
Daniela
09 de Aug / 2024 às 16h54
Sinceramente não era pra está nesse impasse não. Esse PT o governo deveria ser menos egoísta. O deputado Roberto Carlos têm uma bagagem é experiênte na política. Acredito que Roberto deve sim ter essa chance.
09 de Aug / 2024 às 17h00
DANILO ! SER GESTOR DE UMA CIDADE COM DIVERSOS PROBLEMAS A RESOLVER NAO É LUGAR PARA INICIANTE NEM AMADOR TIPO ANDREI DA CAIXA ! NUNCA OCUPOU CARGOS ELETIVOS EM JUAZEIRO APARECEU DO NADO COMO EMPRESÁRIO? NÃO É ISSO QUE PRECISAMOS? SUZANA RAMOS TEM QUE CONTINUAR, TROCAR DE PREFEITO AGORA É TEMEROSO E FAZ MAL A JUAZEIRO.
09 de Aug / 2024 às 17h10
Acredito que essa jogada suja do PT de Juazeiro esteja visando o próprio ganho. Com Isaac inelegível, Ellen e Tiano sendo fantoches de Isaac, ou Isaac é muito presunçoso e ganancioso, ou muito ingênuo de achar que dois políticos de expressão como Roberto Carlos e Zó iriam simplesmente acatar as ordens do vaqueiro e deixar um grande jovem promissor de fora, Andrei da Caixa. Acredito que o melhor cenário, hoje, seja Roberto Carlos como prefeito, por toda a sua capacidade de unir líderes políticos e de dialogar com os grandes políticos da esfera estadual e nacional, depois, Andrei e seu carisma.
09 de Aug / 2024 às 17h13
Suzana não pode ser eleita novamente, pelo bem da nossa cidade. Mas Isaac parece estar fazendo jogo duplo para atrapalhar a eleição da oposição e entregar a gestão da 5ª maior cidade da Bahia a esta incompetente.
09 de Aug / 2024 às 22h36
Jerónimo conseguiu jogar m***a no ventilador, abriu os braços e se lambuzou todo... O andrei é um zero a esquerda, o Roberto Carlos ninguém gosta... a Ellen ganhou 15 mil votos, não decola.. E o Tiano todo mundo odeia... os 4 não ganham.... A insistência besta do governador e seu operador Rui Costa colocou a vitória nas mão de Suzana a pior prefeita que um Município pode ter... Agora, se não apelar para um nome do PSD quem tem apóio do Centrão, de dois Senadores e três Ministério, adeus eleição... Adeus PT, Juazeiro será de Suzana por simples egoísmo do PT..
09 de Aug / 2024 às 22h38
Danilo, tenho uma lista de gente para você testar na sua casa, no seu negócio, o que acha? Quer não né? A Prefeitura é uma "empresa" muito importante para tá testando administrador, ela precisa ser gerida por gente capaz.
09 de Aug / 2024 às 23h13
Andrei seria um nome novo arrudiado de raposas velhas ainda acompanhado de Gedel o homem dos milhões o eleitor juazeirense só observa essa maquiagem