Seguem altas as expectativas em Juazeiro quanto à definição dos candidatos a prefeito nesta eleição, já que finda hoje, segunda-feira (5), o prazo para realização das convenções partidárias ou das Federações, conforme determinação da Lei Eleitoral.
Nessas convenções os partidos e Federações deliberam sobre coligações e escolhem seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as Eleições Municipais de 2024.
As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político, destinadas a debater assuntos de interesse do grupo ou para a escolha de candidatos e formação de coligações, que são a união de dois ou mais partidos para disputarem eleições.
Em que pese ser hoje, o prazo final para realização das convenções, em Juazeiro, ao que tudo indica, diante das incertezas, as atas poderão seguir abertas até amanhã, já que a lei prevê um prazo de 24 horas para fechamento. Nesse prazo é necessário que as atas sejam digitadas no sistema de candidaturas (CANDex) e entregues na Secretaria Judiciária do Tribunal ou transmitidas para o TRE.
A exigência está prevista no artigo 8º da Resolução TSE 23.548, que diz que "a escolha de candidatos pelos partidos políticos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições" e que "a ata da convenção e a lista dos presentes serão digitadas no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), desenvolvido pelo TSE, devendo a mídia ser entregue no tribunal eleitoral ou transmitida via internet pelo próprio CANDex, até o dia seguinte ao da realização da convenção", determina.
A ata deve conter informações como nome e sigla do partido político, quantidade de candidatos escolhidos, nome do representante da coligação e dados de Whatsapp e e-mail para o envio de notificações.
Após esse prazo os partidos ou coligações podem ser penalizados e ter candidaturas de prefeitos, vereador ou vice indeferidos.
A redeGN vai acompanhar todo processo de inscrição de nomes para confirmar coligações e chapas aprovadas para prefeito, além das oficilaização de nomes que concorrerão para o legislativo.
Da redação redeGN
0 comentários