A avaliação do governo do presidente Lula (PT) neste momento é a mesma feita de Jair Bolsonaro (PL) após um ano e meio de mandato.
Segundo pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste sábado, o atual presidente tem seu governo aprovado por 35% dos entrevistados e reprovado por outros 33%, com 30% dos ouvidos considerando o desempenho "regular".
Com um período aproximado de mandato, Bolsonaro tinha 37% de "ótimo ou bom", 34% "ruim ou péssimo" e 27% consideravam seu governo "regular". A pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ouviu 2.040 pessoas, em 145 cidades do Brasil, entre os dias 29 e 31 de julho.
A avaliação do atual mandato de Lula está, também, similar à feita (passado o mesmo período de tempo) do seu primeiro mandato (2003-2006), com 35% de "ótimo ou bom", mas muito abaixo em relação ao segundo (2007-2010), 64% nessa mesma categoria.
Segundo a pesquisa, esse é o mais baixo patamar da avaliação do governo neste mandato, após o número dos que consideram o governo "ótimo ou bom" oscilar entre 38% e 35% nas pesquisas anteriores. Neste mesmo período, essa é a segunda vez em que o mandato do petista atinge 33% de reprovação ("ruim ou péssimo"), tendo apresentado o mesmo percentual em levantamento divulgado em 21 de março deste ano.
O mesmo levantamento apontou que, em relação à última pesquisa, manteve-se o percentual de entrevistados que acham que situação econômica do país piorou nos últimos meses (42% nas duas pesquisas), mas aumentou, de 46% para 47%, o percentual dos que responderam que "a própria situação econômica melhorou".
O Globo/Ricardo Stuckert / PR/Fotos Públicas
3 comentários
03 de Aug / 2024 às 19h13
Sinceramente, é um governo mediócre, vergonhoso! Conseguiu ser igual o Bolsonaro, a única diferença é não falar besteira e não ter os filhos pelo meio, no desempenho é igual ou pior.
04 de Aug / 2024 às 08h05
Só um burro pode acreditar nesta datafoia
04 de Aug / 2024 às 16h54
Data Foice é do sistema Globo? Como q esse Gabiru tem esse percentual se não pode nem andar nas ruas, só aparece em ambientes controlados pela Gestapo do PT, com baixíssima presença de público para bater palmas, e com um aparato de repórteres fotógrafos q orienta como ele deve se comportar para esses holofotes e sair na mídia da estatal globo lixo 24 horas, para passar imagem enganadora de pobres e oprimidos, q não possuem discernimento de quem mente, rouba e se faz de artista! Patrocinador de Ditadores como Maduro e outros Genocidas q receberam bilhões do BNDES e recebeu calote e não pagarão.