Turbulências políticas jogam convenções partidárias em Juazeiro para o apagar das luzes e pelo menos 12 seguem no jogo. Confira:

Há dois dias para o fim do prazo final para realização das convenções, os Juazeirenses e nem os próprios pré-candidatos, com exceção de Suzana Ramos, confirmadíssima pelo PSDB, sabe quem serão os nomes, nem os projetos que serão apresentados oficialmente à população nas eleições de outubro próximo.

Depois de uma corrida iniciada no ano passado, com cerca de 20 pré-candidatos a prefeito, esse número foi afunilando e às vésperas das convenções pelo menos 12 ainda estão esperando o bater do martelo, nesta segunda-feira (5).

Por uma coincidência que se justifica, em função do clima de indecisão na maioria das legendas, todas as convenções em Juazeiro foram marcadas para o último dia do prazo determinado pelo TSE, a segunda-feira (5) e alguns partidos marcaram convenção para o final do dia.

Dos que apresentam pré-candidatos até o momento, Suzana Ramos (PSDB), com apoio confirmado do União Brasil, Cidadania, PMB, Republicanos, PRTB, Solidariedade e Democracia Cristã, realiza convenção conjunta na segunda-feira, às 18h, na Via Show.

Márcio Jandir (PP), que já confirmou apoio do Agir e mantém conversas adiantadas, segundo fontes, com o PL da professora Maeth, realiza convenção na Rua José Petitinga, das 10 às 17h.

A Professora Maeth (PL), tem convenção agendada também para a segunda feira (5), às 12 h, na Câmara de Vereadores. Nas redes sociais da pré-candidata nenhuma menção a qualquer tipo de aliança, o que leva a crer que pode manter seu nome como candidata a prefeita, embora haja especulações sobre uma possível aliança com Márcio Jandir (PP).

Joseph Bandeira (PSB), realiza convenção às 18h no Clube dos Caçadores, na Adolfo Viana. Em conversas com PV, PCdoB e MDB, se coloca como nome a liderar o grupo como cabeça de chapa, na base de jerônimo Rodrigues.

Andrei Gonçalves (MDB) realiza convenção no Raportt Hotel, a partir das 9h, também tem conversas, segundo fontes, bem adiantadas, com Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV) e busca o apoio de Joseph Bandeira (PSB) para se firmar como mais um dos candidatos da base de Jerônimo em Juazeiro.

A Federação Brasil da Esperança tem convenção marcada para o Colégio Modelo, às 17h. nesse bloco moram as maiores dúvidas, já que tanto o PT, como o PV e o PCdoB, apresentam pré-candidatos. O PT prioriza Isaac Carvalho, o PV apresenta o deputado Roberto Carlos e o PCdoB, vem com o deputado Zó. Em que pese o PT ter convocado uma convenção para homologar Isaac Carvalho, PV e PCdoB discordam e a decisão não promete ser fácil, com as lideranças ameaçando rompimento caso o PT insista em apresentar Isaac Carvalho sustentado numa liminar, diante dos problemas judiciais que enfrenta. No PT ainda acreditam numa possibilidade, caso o nome de Isaac tenha algum problema, os pré-candidatos Tom Zé; Edson Tanuri;  Ellen Carvalho e Angelina, esposa e irmã de Isaac, além de Paulo Bomfim, ex-prefeito, que embora alguns aleguem não ter se afastado de um cargo público, pairam dúvidas sobre isso por ele exercer suas funções em um outro município, o que o deixaria apto.

O governador Jerônimo Rodrigues, que em outubro do ano passado convocou sua base em Juazeiro para uma conversa em Salvador, prometendo intervir caso não houvesse acordo, pelo andar da carruagem, lavou ás mãos.

Há quem acredite que pode haver inclusive prorrogação, sob sigilo e ao arrepio da lei, já que os registros de candidaturas podem ser feitos até o dia 15 deste mês de agosto.

As movimentações de bastidores seguem intensas e até a segunda-feira muita coisa pode mudar, ou não, eis a questão.

Da redação redeGN