O Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro, recebeu nesta quinta-feira (1º), donos de startups e representantes da fruticultura regional, para a apresentação do Programa de Aceleração e Inovação proposto pelo Sebrae para o mais importante segmento da economia do Vale do São Francisco, com o objetivo de introduzir inovação e tecnologia na cadeia produtiva da fruticultura na região.
De iniciativa do Sebrae, o programa tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sudene, Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), Facape, Instituto Inês, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
A apresentação foi conduzida pelo coordenador de negócios inovadores do Sebrae Bahia, Tauan Reis. Segundo ele, “a agenda de inovação trazida para Juazeiro oferece um programa que contempla uma série de ações, entre elas o desafio tecnológico, pré-aceleração e aceleração, além de curso técnico promovido pelo SENAR”.
Reis explica que o programa terá a participação de aproximadamente 15 startups, com duração de três meses para desenvolver os conceitos dos 12 módulos que compõem o programa. As aulas serão realizadas de forma presencial e virtual.
Presente no evento, o professor Valdner Ramos, coordenador do Projeto Fruit Tech, fica contente com a proposta do Sebrae e parceiros, ao lançar um importante programa voltado para promover soluções de apoio para os negócios com base tecnológica, e destaca o fato de ser uma iniciativa única, exclusiva para a principal cadeia produtiva da região.
O palestrante Matheus Ladeia, proprietário da startup e-rural, falou sobre Inovação na Fruticultura, Tendências e Oportunidades. “O start acontece quando nasce a semente formiguinha que tenta transformar uma realidade dentro de si. Nesse momento, começa o processo de transformação de dentro para fora que o leva a um ambiente propício onde você encontra um mar de oportunidades como essas que o Sebrae está nos proporcionando agora”. O especialista acrescentou ainda que “a junção de problemas, pessoas motivadas e um ecossistema maduro, é o caminho para promover as transformações no seu negócio”.
O gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, enfatizou a importância do evento para o momento atual da fruticultura na região. “É muito importante discutir os efeitos da inovação, tema fundamental nos dias de hoje para o segmento da fruticultura. O Sebrae, ao lado de parceiros como o Senar, SUDENE, universidades e outras instituições, cumpre o seu papel ao promover a apresentação do programa de aceleração, colocando em foco os conceitos da inovação na fruticultura, tendências e oportunidades. A adesão à proposta do Sebrae é sinal de que estamos caminhando na direção certa e juntos faremos o nosso Vale conhecido mundialmente pela expertise consolidada na produção e exportação de manga e uva cada vez mais forte”, conclui o gestor.
Carlos Humberto ASN/BA
0 comentários