Quaest: 63% dos eleitores da Bahia aprovam governo Jerônimo Rodrigues, e 32% desaprovam

Uma pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31), aponta que 63% dos entrevistados aprovam o governo Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto 32% desaprovam. Outros 6% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também perguntou como os eleitores avaliam o governo estadual: 38% avaliam como positivo, enquanto16% dos entrevistados avaliam negativamente, e 39% apontam o governo como regular. Outros 6% não responderam.

Os eleitores foram questionados sobre as áreas de atuação do governo. Nesta pergunta, Educação aparece como o item com maior índice de aprovação: são 54%. Por outro lado, Segurança Pública é o setor com maior desaprovação, com 33% de avaliação negativa. 

        

Pesquisa tem margem de erro de 3,3 pontos para mais ou para menos. Foram ouvidos 900 eleitores com 16 anos ou mais nos entre os dias 25 e 28 de julho. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimento.

Comparação com outros estados


Os eleitores foram perguntados sobre o sentimento em relação a situação da Bahia diante de outros estados. Para 47% dos entrevistados, a Bahia está melhor do que os outros estados do Brasil. Outros 43% avaliam que está pior, enquanto 10% não responderam ou não sabem.

Aprovação do governo Lula
Os eleitores da Bahia também foram questionados sobre o que eles estão achando do governo Lula (PT). De acordo com a pesquisa, 69% dos eleitores aprovam o trabalho do governo federal, enquanto 29% dos entrevistados desaprovam e 2% não sabem ou não responderam.

Já quando a pergunta foi sobre avaliação do governo Lula, 47% dos entrevistados apontam como positivo, 32% como regular e, 19% como negativo. Não sabem ou não responderam somam 2%.

Nesta rodada de pesquisas, o instituto também perguntou aos eleitores de Pernambuco qual a aprovação do governo Lula. Veja o compartico com essa pesquisa e pesquisar anteriores feitas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.

Economia
Para 29% dos entrevistados, a economia no estado melhorou nos últimos 12 meses, enquanto 26% apontam que piorou. Para 42% a economia ficou igual no último ano. Outros 3% não sabem ou não responderam.

Quando o assunto é a economia do Brasil, 32% disseram que melhorou, 34% que ficou igual e, 30% analisam que piorou. Não sabe ou não respondeu, somam 4%.

Também foi perguntado se a situação financeira do entrevistado melhorou: 30% dizem que sim, 40% avaliam que está igual e, 30% dizem que piorou.

 

    

Com informações G1BA/Foto: Ricardo Abreu - Repórter TV Globo