Projeto "Nas Ramas da Esperança" é vencedor do prêmio Espírito Público

O projeto desenvolvido no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE "Nas Ramas da Esperança", coordenado pelo professor Erbs Cintra, foi o vencedor, na categoria Desenvolvimento Social da 6a edição do Prêmio Espírito Público. A solenidade de premiação aconteceu nesta quarta-feira (24), no Rio de Janeiro.

O Prêmio Espírito Público, projeto da Parceria Vamos – formada pela Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org, nasceu em 2018 com a missão de reconhecer e prestigiar a atuação de profissionais que trabalham com o propósito de transformar positivamente o serviço público brasileiro. A premiação reconhece o trabalho de profissionais públicos em sete diferentes categorias.

Para o professor Erbs Cintra, a premiação dá a visibilidade necessária para a continuidade das ações com ainda mais força e determinação. "Este reconhecimento é uma celebração do esforço conjunto de todas as famílias, agricultores, bolsistas e voluntários que acreditam que a união e a dedicação podem mudar realidades. As parcerias têm sido a espinha dorsal do sucesso das nossas ações. A colaboração com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e a Rede BioFORT tem sido fundamental para a disseminação de tecnologias sociais e a capacitação dos agricultores", afirmou.

"Nas Ramas da Esperança" é uma ação estratégica de redução da pobreza extrema em Pernambuco, através da implantação de um banco de multiplicação de ramas-sementes, produção e distribuição de variedades de batata-doce biofortificada. O objetivo é que sejam implantados quintais produtivos e criadas novas áreas de cultivo pelo estado, promovendo a disseminação de variedades de batata-doce biofortificada como estratégia de superação da insegurança alimentar e da desnutrição, além de potencializar a economia circular no Estado.

Com sede no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, o projeto é desenvolvido com apoio da Rede BioFORT – responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, coordenada pela Embrapa. A ação recebeu ainda financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Além do professor Erbs, fazem parte da equipe os pesquisadores Delmo Freire e Pedro Noronha e os estudantes bolsistas Joalisson Lima, Guilherme James, Jamily Lima e Jaqueline Dias.

O projeto, no entanto, extrapolou as fronteiras pernambucanas e a distribuição das ramas-sementes já alcançou mais dez estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Minas Gerais, Sergipe, Piauí, São Paulo e Amazonas, totalizando 153 municípios atendidos, mais de 10.500 agricultores, 27 toneladas de alimentos biofortificados doados e mais de 500 mil ramas-sementes entregues.

"Nas Ramas da Esperança é um sonho desse sertanejo que acredita na força do serviço público e que fez das suas memórias uma história de superação. Esta vitória é nossa – de todos que acreditam no poder da esperança e do trabalho conjunto para construir um mundo mais justo e sustentável", declarou Erbs Cintra.

Ascom