O jargão ‘urgência urgentíssima’, comumente usado no meio político, mais do que se aplica à situação de Juazeiro, no norte da Bahia.
Conforme prevê a Legislação Eleitoral, o período de realização das Convenções Partidárias iniciou no sábado e segue até o dia 05 de agosto. Mas, até o momento, a base do governador Jerônimo Rodrigues não tem um nome definido para enfrentar a prefeita Suzana Ramos (PSDB), que é candidata à reeleição.
Informações de Carine Andrade/Bahia Notícias
A expectativa era que o capítulo final desta longa novela acontecesse na quarta-feira (17), quando houve uma reunião da Federação Brasil da Esperança. No entanto, a reportagem apurou que o encaminhamento foi o mais óbvio possível: de que o candidato escolhido deve ser um nome da própria Federação. Até aí, nenhuma novidade, já que a Federação Brasil da Esperança é formada pelo PT, PCdoB e PV. Esta semana, o grupo se reúne novamente com a esperança de que o martelo seja finalmente batido.
Internamente, há um clima de insatisfação quanto a insistência do PT em torno da candidatura de Isaac Carvalho, cuja inelegibilidade vem sendo debatida desde o ano passado e, na última quinta-feira, foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com fontes com trânsito no Palácio de Ondina, mesmo com as candidaturas de outros nomes da Federação postas, como a dos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), o PT “sequer discutiu essas outras possibilidades”, pois quis “empurrar Isaac Carvalho goela abaixo, mesmo quando todos sabiam da sua inelegibilidade”. Um aliado afirmou à reportagem que o “PT cometeu um erro ao apostar todas as fichas numa candidatura que o mundo político inteiro, e também jurídico, sabia que tinha dificuldades”.
Um outro interlocutor pontuou que o dilema vivido em Juazeiro poderia ter sido evitado se essa solução tivesse acontecido há meses atrás, quando o grupo já vinha alertando das dificuldades jurídicas de Isaac Carvalho. “A verdade é que o PT apostou, até o último momento, numa perspectiva que nós alertamos o tempo inteiro que não prevaleceria, como não prevaleceu”, frisou.
Bahia Noticias Foto Reprodução
6 comentários
22 de Jul / 2024 às 09h09
O candidado será do PSD, Gleidson Medrado… vejam, ele só cresce e vem com apoio de 2 senadores e 10 deputados é ministros… Isaac também vai apoiar Gleidson Medrado…. Ele ficou na frente apenas para tirar o foco de Gleidson e o protejer…. A estratégia politica mais antiga que existe.
22 de Jul / 2024 às 09h13
Sinceramente não consigo entender Issac será que ele pensa que só tem ele possa governar Juazeiro.
22 de Jul / 2024 às 09h40
O PT busca única e exclusivamente o poder . Apoiar nomes com alto índice de rejeição não faz parte do seu perfil, por isso essa insistência no nome de Isaac. Situação normal em uma cidade órfã de políticos .
22 de Jul / 2024 às 12h55
A insaciável sede de poder do PT. Todos pode ver que o PT sempre quer a ponta, ser o ator principal em tudo e por todo custo. Como acreditar que existe uma preocupação com a cidade, com os munícipes? Ledo engano. Roberto Carlos das boquinhas, Zó das paradinhas..., sem mais... A velha e conhecida política da nossa cidade, os velhos e conhecidos personagens... O que esperar? Apenas velhas caras e trocando peças no tabuleiro de um jogo onde só quem perde é o povo.
22 de Jul / 2024 às 14h31
Quer dizer que Gleidson Medrado vem aí o povo juazeirense não merece e melhor deixar Suzana mesmo
22 de Jul / 2024 às 15h03
Douglas rafaeli, 2 senadores, 10 deputados e mais de 40 ministros não elegem este medrado a prefeito! A FESTANÇA DOS MEDRADOS ACABOU-SE! REINARAM NOS ANOS 1980.