A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) participou da atualização sobre doença falciforme promovida pela VIII Gerência Regional de Saúde (GERES), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O evento ocorreu no auditório do SENAC e foi conduzido pelo médico hematologista Dr. Aderson da Silva Araújo, coordenador do Grupo de Pesquisas em Anemias e Sobrecarga de Ferro da Fundação Hemope.
Também estiveram presentes Carol Freire, Coordenadora Estadual de Saúde da População Negra, e Geruza Guerra, técnica da Coordenadoria Estadual de Saúde da População Negra. Representando a UPAE, o enfermeiro gerente da Epidemiologia da UPAE, Wanderson Lima.
Destinado aos profissionais de saúde da atenção básica e hospitalar da 4ª macrorregião de saúde, o evento discutiu aspectos gerais da doença falciforme, o perfil epidemiológico e genético, além de abordar a clínica e o acolhimento dos pacientes, que frequentemente enfrentam estigmas sociais.
Durante o evento, foi destacada a importância da rede de apoio estadual e a descentralização dos atendimentos a pacientes com doença falciforme. A UPAE Petrolina, como uma das unidades de referência, desempenha um papel crucial no atendimento e acompanhamento desses pacientes, fornecendo suporte contínuo através de sua equipe de hematologistas.
"A abordagem multidisciplinar e os espaços de discussão acerca dos pacientes com doença falciforme são necessários, uma vez que minimizam as fragilidades existentes na assistência e maximizam a rede de atenção à saúde, promovendo saúde e continuidade no atendimento integralizado e oportuno", ressaltou Wanderson.
A participação da UPAE no evento reforça seu compromisso com a melhoria contínua do atendimento aos pacientes com doença falciforme, garantindo uma abordagem holística e de qualidade.
Ascom
0 comentários