Reunião da Federação Brasil da Esperança hoje, em Salvador, vai tratar da eleição em Juazeiro. Expectativa mexe bastidores políticos locais

Juazeiro será pauta importante em reunião da Federação Partidária Brasil da Esperança, na Bahia, que reúne o PT, PCdoB e PV, agendada para esta quarta-feira (17) em Salvador e que deve dar encaminhamentos sobre uma candidatura da federação, no município.

Há aproximadamente 10 meses, num encontro com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), em Salvador, lideranças e partidos da base governistas, encaminharam uma proposta de unidade e, naquela oportunidade, outubro de 2023, governador deu um prazo, até dezembro, para que as lideranças locais se entendessem e aprovassem um nome para representar o grupo e disputar a eleição, o que não foi possível até esta data, há menos de 5 dias para início do prazo para as convenções partidárias.

Pelo menos 6 pré-candidatos dentro da federação, fora os que pertencem à base e pretendem a vaga com aval de Jerônimo, totalizando 9 pré-candidatos, disputam a cabeça de chapa, sem nenhum sinal evidente de acordo até o momento.

À frente dos demais no quesito pesquisa, Isaac Carvalho, enfrenta problemas judiciais que o tornaram inelegível, mas busca, com apoio de lideranças estaduais do PT, recursos que lhe garantam o posto de cabeça de chapa, enfrentando resistências locais, que não aceitam que ele concorra sob o efeitos de liminar.

A reunião desta quarta-feira (17) pretende, segundo informações, levar o problema para uma instância superior, diante das incertezas que passaram a colocar em risco as chances de eleição num importante colégio eleitoral da Bahia, hoje governado pelo PSDB, da prefeita Suzana Ramos.

Em outubro do ano passado, na referida reunião com a base, o governador Jerônimo Rodrigues havia expressado, conforme publicação da redeGN à época, que se não houvesse acordo localmente ele próprio decidiria, mas pelo andar da carruagem, a demora nas conversas criou implicações que “dificultam uma decisão de cima pra baixo”, dizem personagens diretamente envolvidos no assunto.

A redeGN está mantendo contato com lideranças estaduais dos partidos envolvidos e da própria federação PT, PV e PCdoB, para colher mais informações sobre a reunião desta quarta-feira (17), que pode ser definitiva, ou não, no que diz respeito à oposição a Suzana Ramos, que assite de camarote.

Pelo menos 11 pré-candidatos seguem na disputa, a maioria deles na base de Jerônimo.

Da redação redeGN