O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a negar que vá tomar qualquer medida de corte de orçamento público que envolva a redução do salário mínimo para as parcelas mais pobres da população, como aquelas que recebem da Previdência Social. Em entrevista à TV Record, ele destacou que o crescimento da riqueza no país deve ser distribuído de forma equitativa para todos.
"Quando alguém fala que eu deveria desvincular o salário mínimo da Previdência Social. O mínimo, já diz, é o mínimo. Não tem nada mais baixo que o mínimo. Então, eu não posso cortar o mínimo, que já é o mais baixo de tudo. Quando você tem que dar aumento do salário mínimo, você faz a reposição inflacionária. Se a inflação foi 3%, você repõe 3%. O crescimento do PIB nos últimos dois anos, a média, a gente dá de aumento do salário mínimo. Então, se durante dois anos o PIB crescer 6%, a gente além da inflação dá 6% de aumento. O que é humanamente justo, socialmente justo.
Lula também destacou os números atuais da economia, que estão acima das expectativas dos agentes de mercado, e voltou a criticar a taxa de juros do Banco Central. "Não tem um único número que diga que o Brasil tem qualquer problema. A gente está crescendo mais do que a previsão do mercado. O mercado previa 0,8%, nós crescemos 3%. O mercado previa a inflação descontrolada, a inflação está totalmente controlada. A única coisa que não está controlada é a taxa de juros", afirmou.
O presidente ainda exaltou a geração de empregos, o crescimento da massa salarial, e reafirmou o compromisso de isentar o Imposto de Renda quem ganha salário de até R$ 5 mil por mês.
"Geramos 2,5 milhões de empregos em um ano e sete meses. A massa salarial cresceu 11,7%. O salário mínimo é reajustado duas vezes acima da inflação. Isenção do imposto de renda para quem ganha dois salários mínimos e eu pretendo chegar a R$ 5 mil de desconto do imposto de renda. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome. Então, nós estamos vivendo um momento sensacional", celebrou.
A
2 comentários
17 de Jul / 2024 às 11h05
Esse Gabiru condenado por 9 juízes federais e descondenado por seus funcionário do STF, é o maior mentiroso e cara de pau corrupto da história do país. Vive esnobando e fazendo pouco do povo q tem juizo e discernimento dos fatos nefastos q pratica. Gasta absurdo com hospedagem em hotéis mais luxuosos do mundo e ainda leva um continente de energumenos para aplaudir e dar impressão q é bem recebido onde chega, quando na realidade é o contrário, pois onde chega é chamado de ladrão e outros adjetivos compatíveis com o seu mau caráter. Eleito pelo STF e TSE, não teve e não tem maioria no Brasil.
17 de Jul / 2024 às 11h17
Em 2003 foi contra a revisão da aposentadoria dos trabalhadores extorquido por FHC com o fator previdenciário e até hoje é contra, mente descaradamente q essa revisão custaria 400 bilhões, quando na verdade custará menos de 10 bilhões. Para isso colocou 2 ministros seus para impedir esta causa q já teve decisão em definitivo pelo STF em 2022 placar de 6 X 5, com voto decisivo do então Marco Aurélio de Melo, desrespeitando esta decisão e ainda diz q representa os trabalhadores, hipócrita! Ele é o maior picareta do Brasil!