A terça-feira, após o aniversário de 146 anos de Juazeiro e mais uma decisão judicial desfavorável ao ex-prefeito Isaac Carvalho, no TJ-BA, amanheceu movimentada no que diz respeito a política local, com bastidores agitados e muitas especulações sobre o que deve acontecer nos próximos dias, à medida que se aproxima a data inicial para realização das convenções partidárias, neste sábado, dia 20 de julho.
Há quatro dias para o início dos prazos convencionais, que vai até o dia 5 de agosto, somente um nome já estaria assegurado, o da prefeita Suzana Ramos, pelo PSDB, prefeita e pré-candidata à reeleição.
No Partido Liberal (PL) a professora Maeth também garante que é definitiva a sua pretensão, em que pese ter comparecido a eventos da oposição em Juazeiro, tornando pública a possibilidade de conversas e composições com outros pré-candidatos.
Na base do governador Jerônimo as dúvidas só aumentam e a terça-feira está muito movimentada nos bastidores, com o PSB, de Joseph Bandeira; o MDB, de Andrei Gonçalves e o PP, de Márcio Jandir, todos com autonomia para decidir sobre suas pré-candidaturas, apostando numa unidade em torno dos seus nomes.
Na Federação PT, PV e PCdoB, a movimentação é ainda mais confusa. Isaac Carvalho, em que pese as últimas decisões que apontam para sua inelegibilidade, segue, de acordo com fontes próximas, mantendo a pré-candidatura e de olho em outros recursos jurídicos, enquanto os demais concorrentes, dentro da Federação, já dão como certa sua impossibilidade de concorrer e buscam acordos que viabilizem unidade em torno de um substituto, com vários nomes no tabuleiro: Ellen Carvalho, Tom Zé, Edson Tanuri e os deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV).
A aposta nesse campo é conquistar maior número de apoios dentro dessa base, para depois buscar a simpatia dos que estão fora da federação, mais na base de Jerônimo.
No resumo Juazeiro mantém nesta terça-feira pelo menos 11 pré-candidatos dispostos a concorrer para prefeito na eleição de outubro próximo:
PSDB: Suzana Ramos, prefeita e candidata à reeleição, sem problemas internos no que diz respeito ao seu nome.
PL: Professora Maeth: pré-candidata da direita, em conversas com o centro.
PSB: Joseph Bandeira – Pré-candidato e em conversa na base de Jerônimo.
MDB: Andrei Gonçalves - Pré-candidato e em conversas com a base de jerônimo.
PP: Márcio Jandir - Centro, mas em conversas com demais, incluindo Maeth.
FEDERAÇÃO PT, PV, PCdoB: Isaac Carvalho, Ellen Carvalho, Tom Zé, Edson Tanuri, todos do PT, Deputado Zó (PCdoB); Deputado Roberto Carlos (PV); Todos buscando a unidade interna e com todos na base de Jerônimo.
4 comentários
16 de Jul / 2024 às 12h52
SUZANEI antes e vou SUZANAR breve, kkkk ! desta moldura ,só se livra SUZANA o resto é fogo de palha
16 de Jul / 2024 às 13h24
Se juntar tudo, não dá nada que se aproveite
16 de Jul / 2024 às 14h01
VERDADE. agora se assumiu kkkkkkkk. Ruim com. Ela pior sem ela nao é mesmo
17 de Jul / 2024 às 13h29
Tolo e burro achar que Suzana vai fazer algo se for reeleita( que Deus nos livre), não fez nada a não ser sucatear a saude, abandonar bairros, infraestrutura, saneamento. Tá difícil chegar progresso em Juazeiro com tantos nome ruins, com tantos sanguessugas. Seus tenha piedade do povo Juazeirense