Parceria entre HU-Univasf e Huol-UFRN viabiliza mutirão de cirurgias traumato-ortopédicas

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizou um mutirão de cirurgias que atendeu 35 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os dias 29 e 30 de junho. A ação contou com o apoio de anestesistas do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN). Os dois hospitais são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia 45 hospitais universitários federais no país.


O mutirão objetivou fortalecer a rede de saúde e atender às demandas da região, que enfrenta limitações na oferta de serviços de traumato-ortopedia. Segundo o gerente de Atenção à Saúde do HU-Univasf, Aristoteles Cardona, "com esse suporte do Huol, foi possível realizar um grande volume de cirurgias de urgência e emergência, beneficiando dezenas de pessoas e suas famílias. A ação proporcionou uma resposta imediata e antecipou cirurgias que seriam realizadas nas próximas semanas".


O mutirão atendeu diversos pacientes, desde jovens acidentados por motocicletas até idosos com fraturas de fêmur por queda da própria altura. Um desses pacientes, Vinicius Lima Barros, que sofreu um acidente de motocicleta, contou: "No dia 15 de junho, cheguei aqui, passei pela triagem e no dia seguinte já fui operado de emergência para fixação do fêmur. Estava aguardando a cirurgia do cotovelo e quando me falaram do mutirão desse final de semana, eu fiquei esperançoso". Já Antonio Pereira da Luz, filho da paciente Maria Rita Pereira, que quebrou o fêmur, afirmou: "A família estava muito ansiosa para realizar essa cirurgia e o atendimento foi muito especial aqui no Hospital".


Ação conjunta entre Hospitais da Rede Ebserh fortalece rede de saúde pública


Apesar da distância de quase 900 quilômetros entre os Hospitais, a colaboração dos anestesistas do Huol-UFRN permitiu aumentar a capacidade de atendimento do HU-Univasf com a realização de mais cirurgias. Esse apoio foi, principalmente, na área de traumato-ortopedia, que representa mais de 70% dos atendimentos do HU-Univasf. O Hospital é o único serviço de referência (porta aberta) 24 horas para traumato-ortopedia na região, que abrange 53 municípios.


A chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado do HU-Univasf, Laísa Calliny do Nascimento, destacou a importância da colaboração dos anestesistas do Huol: "Estamos muito felizes com a vinda desses colegas e animados por conseguir fazer o maior número de cirurgias possíveis".


Os anestesistas do Huol-UFRN expressaram sua satisfação em participar do mutirão. Delio Henrique Vieira destacou: "Tive a oportunidade de aprender muito e, ao mesmo tempo, contribuir com minha experiência. O acolhimento foi excelente e pudemos trabalhar de forma muito harmoniosa, todos engajados no mesmo objetivo de atender bem os pacientes".


Da mesma forma, Keila Raissa Fernandes ressaltou: "Apesar das diferenças entre as realidades, pudemos trabalhar lado a lado, unindo forças para superar as expectativas. Volto para Natal com a sensação de dever cumprido e muito feliz por essa troca de experiências entre as equipes. Tenho certeza de que essa união fará a diferença na vida dos pacientes".

Comunicação HU-Univasf