Pioneira da Prefeitura de Juazeiro, Espaço Humanizar dispõe de equipe multiprofissional para atendimentos de apoio a estudantes e servidores da educação 

Criado pela atual gestão municipal, o Espaço Humanizar é um equipamento integrado ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi) da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc), que atua no fortalecimento da educação inclusiva e de qualidade em Juazeiro. Com equipe multiprofissional, o Espaço oferece atendimento nas áreas de serviço social, psicologia, psicopedagogia, neuropsicopedagia, pedagogia, educação física, terapia holística, terapia integrativa, atividades aquáticas e massoterapia.

"O Espaço Humanizar atende à proposta do nosso governo, que investe e reforça o compromisso com iniciativas que garantem o desenvolvimento educacional, através da oferta de políticas públicas que oferecem suporte integral para os cuidados com a saúde mental e o bem-estar dos nossos estudantes e servidores da educação. Além disso, o equipamento que é pioneiro da nossa gestão, também amplia a assistência às crianças com deficiência ou necessidades específicas, contribuindo para a permanência do estudante em sala de aula", compartilhou a prefeita Suzana Ramos.

Inaugurado em dezembro de 2022, o serviço foi instituído pela Lei 3.078/2022, com atendimentos psicológicos individuais, estudo de caso, atividades em grupo, como rodas de conversa interdisciplinar, além de interlocução e apoio às escolas, através de ações que garantem o acesso à aprendizagem inclusiva, desenvolvimento de projetos nas unidades de ensino, atendimento às famílias, programações intersetoriais junto a instituições como Secretarias de Saúde, de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, de Gestão de Pessoas, de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Ordem dos Advogados do Brasil, Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco e Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco.

Acesso
O acesso aos serviços é realizado através de avaliação e acolhimento para orientar as equipes escolares e as famílias. O fluxo de atendimento acontece interno e externo, conduzido pela equipe multiprofissional. As escolas fazem solicitação através de Relatório de Acompanhamento dos estudantes e contatos diretos ao serviço, seguido da identificação da escola, seu território e o tipo de ação necessária para cada caso, viabilizando a realização do trabalho necessário.

O Espaço Humanizar está localizado na Rua da Grécia, nº 107, no bairro Coréia.

--
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/ PMJ

Ascom PMJ