Os preparativos da Neoenergia Coelba para os festejos juninos começaram bem antes da abertura oficial da festa. Antes do mês de junho começar, a distribuidora de energia já tinha realizado inspeção e manutenção em mais de 1,4 mil quilômetros de rede elétrica, uma distância equivalente a uma viagem, em linha reta, de Salvador a Palmas, capital do Tocantins. Todo esse esforço foi feito para garantir o brilho e a energia da festa.
A distribuidora realizou ações de melhoramento da rede elétrica em 46 municípios baianos que já confirmaram festas abertas ao público. Entre as ações estão a substituição de equipamentos elétricos, podas de galhos próximos à rede elétrica – o que reduz a possibilidade de ocorrências geradas por impacto de fatores externos – e, em alguns casos, obras de extensão para levar energia aos espaços das festas. Todas essas ações visam garantir a confiabilidade do fornecimento de energia e a segurança do público durante o São João.
"Nos meses que antecedem os festejos intensificamos nossas ações preventivas para garantir um ambiente elétrico confiável e seguro para os baianos e turistas que estarão nos festejos," explica a gerente de Desempenho do Negócio da Neoenergia Coelba, Narah Rank.
As ações preventivas incluem também atividades como a instalação de espaçadores, manutenções e substituição de estruturas, além da instalação de equipamentos de automação que possibilitam atuações remotas a partir do COI da concessionária, em Salvador.
Mais energia no São João da Chapada
Um dos locais com festejos tradicionais, a região da Chapada recebeu um reforço importante no sistema elétrico, que também trará mais brilho para a festa de São João. Neste mês, a distribuidora colocou em operação a nova subestação (SE) Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina. Com um investimento de R$ 71,3 milhões, a SE foi conectada através de uma rede de 45 km de extensão de linhas de transmissão em 138 kV. O empreendimento proporcionará um acréscimo de 26,6 MVA na oferta de energia com qualidade para 19 municípios da região, entre eles Souto Soares, Iraquara, Andaraí, Nova Redenção, Canarana, Barro Alto e Cafarnaum.
Operação especial
Nos dias 23 e 24 de junho será executado um plano estratégico de atuação com foco no atendimento direto aos clientes, disponibilizando técnicos e eletricistas em pontos específicos das regiões para atender com brevidade os casos de interrupções ou intercorrências na rede elétrica. Em apoio às equipes de campo, haverá 150 controladores atuando a partir do Centro de Operações Integradas da Neoenergia Coelba, que, além de monitorarem o sistema elétrico e os equipamentos automatizados, darão suporte e segurança para os eletricistas.
Ao todo, serão mais de 400 profissionais envolvidos em toda a preparação e execução da Operação São João. Entre as cidades com ações especiais estão: Alagoinhas, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí e Senhor do Bonfim.
0 comentários