O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) é a referência para assistência psicossocial à população que está em sofrimento pelo uso de substâncias químicas e álcool. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), reestruturou a unidade para que ela voltasse a acolher pacientes na modalidade 24h.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o CAPS AD realizou 1.835 atendimentos individuais, 169 familiares, 150 em grupo e mais de 20 domiciliares. "Os números mostram como o CAPS AD é fundamental para o atendimento de saúde mental. Encontramos a unidade em condições inadequadas, sem o acolhimento de pacientes em 24h. Fizemos a requalificação e entregamos um espaço acolhedor e humanizado e que hoje está em pleno funcionamento", afirmou a prefeita Suzana Ramos.
A nova estrutura do CAPS AD foi entregue em 2023, a unidade tem refeitório completo com cozinha, que era uma grande necessidade para o funcionamento 24h, além de ser ampliado com a construção de novas salas e dormitórios, banheiros, espaço de convivência e outros cômodos que comportam o serviço. "Além da estrutura física, disponibilizamos uma equipe multiprofissional formada por: psicólogos, psiquiatras, educador social, redutor de danos, psicopedagoga, educador físico, entre outros. Profissionais capacitados para oferecer o melhor atendimento", destacou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo.
Serviço-O CAPS AD é um serviço que atende usuários que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. É um serviço porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento. O serviço está aberto das 8h às 17h para atendimentos ambulatoriais e grupos terapêuticos, com a equipe multiprofissional. O período noturno é voltado para os usuários acolhidos na modalidade 24h, como orienta a portaria do Ministério da Saúde.
0 comentários