Programa Despertar: Comunidade do Junco participa de formação sobre liderança empreendedora nas escolas do campo em Juazeiro

A comunidade do Junco, no Salitre, interior de Juazeiro, participou nesta quinta-feira (13) de uma formação com o tema 'Ideias produtivas e regionais, empreendedorismo rural sustentável', promovida pelo Programa Despertar, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A programação foi realizada na Escola Municipal Professora Edualdina Damásio, com o objetivo de promover estratégias de liderança empreendedora nas escolas do campo.

"É muito potente o movimento de estimular ações empreendedoras sob a perspectiva que o Programa Despertar tem levado para os estudantes e seus familiares, mostrando todo o potencial que há nas atividades rurais, de forma contextualizada, ética e sempre incentivando atitudes de responsabilidade socioambiental", destacou a coordenadora do Programa Despertar no município, Michele Viana.

A ação tem a parceria do Sistema FAEB Senar e contou com a participação de Agentes Despertar, pais, familiares dos estudantes e comunidade local do Junco. "Essa formação sobre liderança empreendedor me deixou muito feliz, porque minha comunidade pôde aprender mais sobre esse tema", contou, estudante do 5° ano e agente Despertar, Melissa Manoela dos Santos Lima.

"O curso do Senar foi muito produtivo. Eu gostei muito das atividades e espero que a cooperativa de sabão, que idealizamos no curso, possa realmente acontecer", compartilhou a avó de estudante e moradora da localidade, Maria do Nascimento Quintina Barbosa.

Programa Despertar-O Despertar é um dos Programas de Promoção Social do Senar/BA, implantado em abril de 2005 e é realizado em parceria entre o Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, para alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental. Em Juazeiro, 54 escolas participam do programa.
 

Ascom Seduc/ PMJ