Prefeitura de Juazeiro realiza Semana de combate às drogas com ações de conscientização na rede municipal de ensino

Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos e consequências do uso de drogas, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou a 'Semana de combate às drogas', entre os dias 3 e 12 de junho, em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado dia 26 de junho.

A iniciativa contou com a participação da comunidade escolar e população em geral, além de especialistas na área de saúde e segurança pública.

Nesta quarta-feira (12), estudantes da Escola Municipal Maria José Lima da Rocha, localizada no bairro Juazeiro VIII, realizaram uma panfletagem informativa nas mediações da unidade de ensino e também participaram de um bate-papo educativo com o tema 'Dizer não às drogas é dizer sim para a vida', ministrada pelo o capitão PM, Daniel Filho, da 78ª CIPM/ Juazeiro. "As atividades desenvolvidas buscam integrar as ações de conscientização de combate às drogas nos espaços educacionais, propondo programações de prevenção e educação sobre o tema, dialogando sobre a segurança pública e as implicações legais do uso e tráfico de drogas", explicou Daniel.

Participando da programação, o estudante Jonathan Luanderson, de 10 anos, avaliou a iniciativa. "Eu acho muito importante a gente aprender sobre os perigos de usar ou vender drogas, porque a gente aprendeu que faz mal para nossa saúde e pode até matar. E eu estou feliz de estar aqui ensinando às pessoas onde eu moro a também lutarem contra as drogas", disse o estudante. 

"A Semana de combate às drogas incluiu palestras educativas, dinâmicas interativas, distribuição de folhetos informativos e atividades lúdicas, todas com o objetivo de alertar sobre os perigos do uso de drogas e promover um estilo de vida saudável, destacando a importância de informar e educar as crianças e jovens sobre as consequências do consumo de substâncias ilícitas, reforçando a mensagem de que 'Dizer não às drogas é dizer sim para a vida", explicou a superintendência Pedagógica da Seduc, Weider Caick.

Camila Santana – Ascom Seduc/ PMJ Fotos: Luan Medrado – Ascom/ PMJ