Impasse na pré-candidatura a prefeito do Agir em Juazeiro: Josué da Jotarte ou Célia Regina?

A Rede GN recebeu na tarde desta terça-feira (11) correspondência do vice-presidente do diretório municipal do Partido Agir Paulo Henrique Galdino informando que o atual presidente da legenda Josué da Jotarte estaria inelegível por falta da prestação de contas da campanha de vereador em 2020 junto à Justiça Eleitoral.

Confira a correspondência enviada ao blog:

Boa tarde Geraldo José,

Quero através deste texto expressar minha compreensão da política e a retidão que precisamos ter quando envolvemos pessoas em um partido políticos para disputar eleição para todos os cargos de Prefeito a Vereador.

Em defesa do Sistema democrático e para não induzir o povo ao erro de votar em quem não coleciona as condições legais e morais para a disputa, eu como dirigente que sempre fui, prezo pela honestidade.

Fazendo parte do Agir eu estou declinando a minha intenção em apoiar o nome da ex-secretária de Obras e Assistência Social Célia Regina para o cargo de Prefeita de Juazeiro Bahia.

E peço ao Presidente Josué que se encontra inelegível para nos acompanhar e apoiar essa candidatura de Célia que sei, que com isso estaremos dando uma alternativa de experiência, competência e conhecimento como gestora, para o povo votar e vencermos esse pleito eleitoral.

Segue documento enviado a Josué.

Minha intenção hoje sobre sua campanha e essa:

De Paulo Enrique Galdino Vice-presidente do Agir36 de Juazeiro Bahia para Josué Nascimento Silva Presidente do Agir36 de Juazeiro Bahia.

Juazeiro 07 de junho de 2024.

Presado Josué, Presidente do Agir36 em Juazeiro Bahia.

Eu, como Vice-presidente do Agir36, venho pedir nesse momento de suma importância, tendo em vista as eleições 2024, por tudo e todos que estão envolvidos nesse processo, uma reflexão da sua parte sobre sua pré-campanha para Prefeito de Juazeiro.

Sabemos do Processo transitado em julgado e da condenação sofrida por V. Senhoria em 2021, processo ocorrido na Justiça Eleitoral, por falta de prestação das contas de campanha da sua candidatura na eleição 2020, para o cargo de vereador.

A condenação perdurará até o dia 31/12/2024, portando o impedirá de se registrar para o pleito de 2024.

Procurando orientação com vários Advogados eleitorais da cidade, sei que também está sendo orientado; fui esclarecido que não há solução imediata para reverter sua condenação.

Sabemos que mesmo com sua PRESTAÇÂO DE CONTAS feita recentemente, essa prestação de contas não anulará o seu impedimento para obter a CERTIDÂO DE QUITAÇÂO ELEITORAL nesse pleito de 2024.

Pensando na lisura do Sistema Eleitoral Democrático e para não induzir os eleitores ao erro, pensando nos Pré candidatos a Vereadores, peço que desista da Pré Campanha e da sua candidatura a Prefeito no momento, para podermos procurar uma nova estratégia política para o AGIR36.

Peço que converse com a Direção Estadual do Agir36 em busca de uma solução por tudo que foi empregado até o momento, e com os membros do Agir36, para juntos procurarmos um caminho para a disputa eleitoral.

Em conversa com meus familiares, tomei a decisão de que é preciso a grandeza de saber recuar diante da impossibilidade da sua candidatura e informo para Vossa Excelência, em primeira mão, a minha decisão.

Paulo Henrique Galdino

A Rede GN procurou Josué da Jotarte que mais uma vez contestou a informação e ratificou a decisão do partido que Célia Regina poderá concorrer a vereadora, mas não para o Executivo.

Ele encaminhou declaração da Justiça Eleitoral datada de 2023 comprovando a regularização perante à justiça.

Confira o documento AQUI

Da redação Rede GN