Representante de Sento-Sé participa de treinamento sobre o Censo Escolar 2024

Técnicos responsáveis pela coordenação do Censo Escolar no âmbito dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das Secretarias Municipais de Educação da Bahia participaram nesta quarta-feira (05), na cidade de Feira de Santana, do treinamento territorial, realizado pela Secretaria da Educação do Estado, para executar as atividades do Censo 2024. Sento-Sé esteve representada no evento pela técnica do Censo Escolar no município, Sylvana Almeida Ribeiro Pereira.

De acordo com Sylvana Almeida Ribeiro Pereira, o treinamento acontece anualmente com foco na capacitação dos técnicos responsáveis pela alimentação do Educacenso. "O treinamento é de suma importância para nós técnicos do Educacenso, o sistema informatizado de levantamento de dados do censo escolar, pois a cada ano o sistema é otimizado e traz novidades. Precisamos estar cientes dessas mudanças para facilitar a alimentação de dados na plataforma, é também um momento de tirar todas as dúvidas e compartilhar com toda equipe experiências e aprendizado", avaliou.

O secretário municipal de educação, Jeorge Ribeiro, destaca a importância da capacitação dos técnicos responsáveis pelo Censo Escolar. "A realização do Censo Escolar é muito importante, porque faz um levantamento de toda a infraestrutura das escolas, dos docentes e dos alunos, servindo como base para a transferência dos recursos federais, monitoramento das políticas públicas e para avaliações do Ministério da Educação. O preenchimento correto do Educacenso nos garante a qualidade da informação nas unidades escolares. Por isso, é importante disseminar as informações e as novidades do Educacenso para que possamos ter maior fidedignidade em todo o processo, que resulta em políticas públicas de qualidade voltadas à educação, determinando as melhores ações educacionais para a rede pública de ensino", afirmou.

O Censo Escolar - é um instrumento do Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo oferecer um diagnóstico sobre a educação básica brasileira, através da coleta de informações das diversas redes de ensino e determinar, a partir daí, as políticas públicas para a educação. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e realizado pelas secretarias municipais e estaduais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Por meio do sistema eletrônico Educacenso, as unidades escolares incluem informações relativas a turmas, disciplinas, número de alunos e docentes, estrutura física, movimento e rendimento dos estudantes. A atualização destes dados permite ao MEC aprimorar as informações sobre o Sistema Educacional Brasileiro e aplicar os recursos financeiros de forma transparente.

 

Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE