A REDEGN obteve a informação que neste período, junho, julho e agosto é comum que aumente o número de acidentes com animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões. Em Juazeiro, Bahia, uma fonte médica, afirmou que tem aumentado o números de atendimentos por este tipo de acidente.
Portanto, é preciso que a população esteja atenta, porque, em alguns casos de acidentes, é necessário buscar assistência em uma unidade de saúde.
O Hospital Regional do Juazeiro é uma das unidades na região que recebem pacientes que sofreram picadas ou mordidas dos bichos.
A cobra que mais causa acidentes no Brasil e na Bahia é de Jararaca. Causa hemorragia e afeta a coagulação, modificando o número de plaquetas no sangue. De acordo com a bióloga Yukari, mais de 80% dos casos registrados com serpentes peçonhentas são de Jararaca.
A maioria dos casos ocorre em matas, margens de rio e terrenos baldios em áreas urbanas, sendo comuns, acidentes que se agravam pela falta de informação e atendimento errado. De acordo com o SINAM, 59 % dos acidentes ocorrem no interior da Bahia. O número de acidentes com escorpiões é bem maior, quando comparados aos que ocorrem com serpentes no Brasil.
ARANHAS-Aranhas – São três, as aranhas peçonhentas perigosas. Viúva Negra e Armadeira são as mais recorrentes na Bahia, já a aranha Marrom é a mais letal. Sua a picada não dói e depois de um tempo, provoca insuficiência renal.
Como evitar os acidentes
- Conserve sempre limpa a área interna e ao redor das residências, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais;
- Matenha berços e camas afastados da parede;
- Examine roupas e sapatos antes de usar;
- Ande sempre calçado e proteja as mãos com luvas ao trabalhar na terra ou ao manipular entulhos e outros materiais.
Redação redegn Foto redes sociais
0 comentários