O jornalismo no combate à desinformação é tema de curso promovido pela Fenaj

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) ,em parceria com o programa De Olho na Rede, oferece o curso ELEIÇÕES 2024 -  O JORNALISMO  NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO.

Tendo em vista a proximidade das eleições municipais no Brasil e o processo eleitoral que se inicia oficialmente em agosto deste ano, torna-se muito importante para os profissionais do jornalismo e estudantes de graduação desse campo compreender melhor as ferramentas digitais e como utilizá-las em benefício do jornalismo de qualidade.

Assim sendo, o curso Eleições 2024: o jornalismo no combate à desinformação tem os seguintes objetivos:

1 – Trabalhar a educação midiática e a infodemia no processo eleitoral, bem como a utilização de ferramentas de combate à desinformação.

2 – Discutir a legislação e a agenda eleitoral para as eleições municipais de 2024.

3 – Analisar o uso da inteligência artificial nas eleições.

4 – Apresentar estudo de casos de eleições do Brasil, de Portugal e dos Estados Unidos. 

Mais sobre o curso:

- Carga horária – 6 horas, divididas em dois encontros aos sábados, com duração de 3 horas cada.

- Datas dos encontros: 06 e 13 de julho/2024.

- Horários: das 9h às 12h.

- Investimento: 

Ingresso a jornalistas sindicalizados ou estudantes de graduação: R$ 60,00

Ingresso a outros jornalistas e demais interessados: R$ 80,00

A importância do Jornalismo no combate à desinformação no setor público foi tema da palestra proferida pela presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, durante a segunda edição do E-Com: Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado, promovido pela Secretaria de Comunicação do Governo de Sergipe, em Aracaju.

Samira de Castro discorreu sobre os valores do jornalismo na atualidade, com foco nas problemáticas que envolvem a desinformação, suas consequências e formas de combatê-las. “Hoje em dia, as assessorias de Comunicação, sobretudo as dos governos, são as que mais produzem conteúdo de interesse público para a sociedade. Debater essa comunicação estratégica é um antídoto para combater a desinformação, o discurso de ódio e outras formas de manipular a população e fazer com que os serviços públicos sejam acessados de maneira correta”, disse ela, destacando que um terço dos jornalistas brasileiros atuam fora da mídia, principalmente em assessorias de Imprensa ou Comunicação.