Cigarros matam 443 pessoas por dia no Brasil

O dia 31 de maio é dedicado à conscientização sobre os riscos que o hábito de fumar traz para a saúde. O Dia Mundial sem Tabaco combate o consumo de cigarros, tabaco e dispositivos eletrônicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de tabaco no Brasil tem diminuído desde 2010 e reduziu aproximadamente 35% no último ano.

Além disso, houve um declínio nas taxas globais desde 2022. Mesmo assim, o tabagismo mata cerca de 443 pessoas no Brasil por dia e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão. 

Os prejuízos do tabagismo são doenças do sistema cardiovascular, tem problemas pulmonares como o aumento da probabilidade de agravamento por infecções e agravamento de asma, rinite, mas também a principal questão é a dependência da nicotina, que é justamente a substância responsável por deixar os fumantes expostos às mais de 4.700 substâncias tóxicas por longos anos. Porque, quando a pessoa tem um contato com a nicotina, a dependência se estabelece e fica muito difícil parar o consumo do cigarro”, explica a Mariana Pinho, coordenadora de tabaco da ACT promoção da saúde. 

Correio Braziliense Foto Agencia Brasil