Rio São Francisco: no ciclo da cadeia alimentar cobra escapa do ataque de um ganso

É difícil flagar uma luta, o combate de uma cobra que está a caminho do estômago (papo como se chama popularmente) de uma ganso que consegue se livrar da morte.

A imagem foi fotografada pelo leitor da REDEGN, empresário Italo Lino nas margens do Rio São Francisco.

Detalhe: o fato mostra o intenso ciclo da cadeia alimentar, a luta pela sobrevivência. O ganso está quase conseguindo engoliar a cobra e está "consegue aperta o pescoço do ganso e este não consegue o objetivo que é engolir o reptil".

Entre as leis da natureza a mais surpreendente é a da sobrevivência. Para não morrer de fome os animais se arriscam em estratégias de caça, enquanto as presas lutam pela vida. Esse é o ciclo que garante o equilíbrio do meio ambiente. Na maioria das vezes (exceto entre os animais topo de cadeia) predadores também são presas, situação que torna ainda mais desafiador o simples fato de sobreviver.

Assista ao vídeo:

Uma das características do ganso que hoje se encontra um pouco esquecida, mas que já foi de grande popularidade e uso no passado, é seu alto grau de lealdade, tanto com os seus criadores como com outros gansos.

A REDEGN não conseguiu contato com um biólogo para explicar com informações sobre os hábitos de um ganso e cobra de água.

redação redegn foto imagens Italo Lino