No dia 22 de maio de 2024, ocorreu o II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco, no Cineteatro da UNIVASF, Campus de Petrolina-PE. O evento foi organizado em parceria do Núcleo Regional de Saúde Norte, 8ª Gerencia Regional de Saúde de Petrolina e a Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.
Na ocasião, tiveram presentes Dra Rivia Barros, Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da SESAB, onde representou a Secretária de Saúde do Estado da Bahia; Dr. Pedro Alcântara, Diretor do Núcleo Regional de Saúde Norte; Helder Coutinho, Coordenador do CIEVS Regional Norte; Eleuzina Falcão, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis; e Vânia Rebouças, Coordenadora do Programa de Imunização do estado da Bahia.
Este simpósio foi criado com o objetivo de discutir temas importantes relacionados às principais doenças infecciosas e negligenciadas que acometem a região do Vale do São Francisco. Este ano, o foco do simpósio versará sobre quatro doenças: hanseníase, leishmaniose visceral, tuberculose e arboviroses.
Além disso, foi discutido os impactos que a pandemia de Covid-19 teve no enfrentamento dessas enfermidades nos últimos anos. A equipe da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia-SESAB, participou da programação do evento em Mesas Redondas, cujos temas foram: “Estratégias de vacinação contra Dengue no SUS” (Vânia Rebouças/SESAB), “Epidemiologia da tuberculose na rede PEBA” (Helder Coutinho/SESAB) e os “Desafios sociais e econômicos no controle da tuberculose: Uma perspectiva global (Eleuzina Falcão/SESAB).
Observa-se a necessidade de voltarmos a discutir esse tema tão importante para a saúde coletiva na nossa região, bem como implementação de políticas públicas para combate/controle dessas doenças.
Ascom
0 comentários