A Eletrobras Chesf realizou nesta quinta-feira (09), um encontro de integração com os agentes públicos do município de Sobradinho, para iniciar o levantamento cadastral da população e discutir o sistema de comunicação e alerta à população da Zona de Autossalvamento (ZAS) para a cidade.
O evento aconteceu no Auditório da UAB Sobradinho, onde foram apresentadas as etapas de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, com foco no levantamento cadastral da população e realização do simulado de evacuação.
As ações estão previstas para o período entre maio e julho.
De acordo com os representantes da Eletrobras -CHESF, o cadastramento ocorrerá a partir do dia 14 de maio e os simulados ocorrerão entre os dias 20 e 24 do mesmo mês. O cadastro será realizado porta-a-porta, ou seja, a equipe irá até a residência de cada cidadão, com o objetivo de conhecer os moradores e coletar informações precisas sobre a população residente na ZAS para garantir uma cultura prevencionista de segurança para todos.
Segundo a Eletrobrás/CHESF, todos os dados são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e apenas serão cadastradas as edificações localizadas na ZAS (Zona de Autossalvamento), mais próxima da barragem. Os recenseadores estarão uniformizados e identificados com crachás e não serão solicitados dados bancários ou documentos.
Estiveram presentes no encontro, o vice prefeito e Secretário de Infraestrutura, Jarques Canturil, o Chefe de Gabinete Joselito Macedo, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil, Willys Nunes, dentre representantes das secretarias de Saúde e Educação.
"Este é um plano nacional para todas as barragens do Brasil e já que Sobradinho é área de Barragem tem que cumprir a Lei. Portanto a comunidade pode ficar tranquila quanto a esta operação, considerando que as barragens das usinas da Eletrobras Chesf são seguras e de baixo risco, pois são constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Estamos apenas cumprindo uma exigência dos órgãos de segurança para que possamos fomentar a cultura de segurança de barragens e gestão de riscos. A participação de toda população é importante neste processo com a comunidade envolvida", afirmou o vice prefeito e Secretario de Infraestrutura Jarques Canturil.
Ascom PMS
0 comentários