Lula é esperado para a solenidade de 51 anos da Embrapa

Uma instituição pública conectada com o futuro, pronta a fazer entregas à sociedade alinhadas aos principais movimentos e tendências que pautam a agricultura mundial. Com essa diretriz, a Embrapa completa, neste mês de abril, 51 anos. Uma solenidade às 10h30 de quinta-feira, dia 25, na Sede da Empresa (Brasília, DF), abre o evento Embrapa 50+, a revolução do futuro começa agora, comemorativo ao aniversário. É esperada a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade.

O evento prossegue até o dia 27.

Além da solenidade, restrita a convidados e aos empregados da Empresa, exposição de tecnologias, palestras, mesas redondas, encontros com parceiros e painéis, abertos ao público em geral e com entrada gratuita, marcam os três dias do evento.

A programação completa do aniversário está disponível na página especial: https://www.embrapa.br/50mais

“Começamos um novo ciclo, voltado para os próximos 50 anos. Nossa estratégia é baseada em três pilares: sustentabilidade (ambiental, econômica e social), inclusão (social, digital e produtiva), e vanguarda científica e institucional”, afirma a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

A estratégia, de acordo com a presidente, leva em consideração agendas nacionais e globais, como as transições alimentar, climática, energética e digital que trazem vulnerabilidades, desafios e oportunidades para a humanidade e para pesquisa agropecuária em particular. Soberania e segurança alimentar; alimentos saudáveis e novas tendências de consumo; inclusão socioprodutiva e combate à fome e à miséria; saúde única; multifuncionalidade da agricultura e agricultura de baixo carbono; e conservação e uso racional da biodiversidade são exemplos de questões emergentes que estão no foco da Empresa.

A solenidade será transmitida pelo canal da Embrapa no Youtube e também pelo Canal Gov.

Confira também, nos quadros abaixo, detalhes da programação do evento Embrapa 50+, a revolução do futuro começa agora:

Solenidade para os públicos externo e interno
Data: 25 de abril de 2024

Horário: 10h30 

Local: Pavilhão da Sede da Embrapa. Brasília/DF

Público: Empregados e convidados

Serão lançados na solenidade metodologias e softwares que utilizam imagens de drones e inteligência artificial; um bioinsumo fixador de nitrogênio e promotor de crescimento de plantas (inoculante); um teste genômico para a espécie de peixe pirarucu; ferramentas digitais e plataformas que recomendam biofertilizante ou contêm informações destinadas à agricultura familiar ou podem contribuir para a inclusão socioprodutiva; um equipamento de baixo custo e fácil confecção para criação de ostras; um sistema de produção intensiva de bovinos; e seis cultivares. Todas as soluções tecnológicas são alinhadas às tendências globais e questões emergentes que orientam a estratégia da Embrapa.

Novas soluções, em fase de estudo e implantação, com os indicativos de impacto para o setor serão também apresentadas. Destacam-se a Plataforma Ater+Digital, um ambiente na internet para transferência de tecnologia; o Agro i, iniciativa de inteligência de dados da agricultura brasileira; e a Integra Carbono Embrapa, iniciativa que tem como uma de suas principais contribuições a tropicalização das métricas atualmente utilizadas para medir emissão e remoção de carbono pelos sistemas agroalimentares e florestais brasileiros.

Seis acordos de cooperação técnica com organismos internacionais, ministérios e outras instituições parceiras deverão ser assinados no evento. A apresentação de ações que envolvem o Novo Pac, as políticas públicas e o envolvimento da Embrapa na programação do G20 Brasil, com a realização do MACS, também está programada.

Homenagens-Será entregue a Insígnia Johanna Dobereiner de Liderança Científica, instituída para reconhecer profissional da ciência e inovação responsável por um trabalho promissor, capaz de impactos positivos para a agricultura do presente e futuro.  

Homenagem especial, criada para reconhecer o trabalho ou a iniciativa empreendedora realizada em benefício ao setor agropecuário, também será entregue.

Ascom Embrapa