Os 180 anos de nascimento do Padre Cícero foram celebrados com uma homenagem na Câmara dos Deputados, na segunda-feira, 22. O momento dedicado ao Patriarca de Juazeiro do Norte revisitou a trajetória histórica de sua vida, desde o ministério na Igreja Católica até sua incursão na vida pública como o primeiro Prefeito do município.
Na oportunidade foi destacado a valorização do legado do Padre Cícero, reconhecendo-o como um visionário que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Juazeiro.
De acordo com as falas dos deputados, "O Padre Cícero já teve o seu nome escrito no Livro dos Heróis da Pátria, então é muito importante ressaltar o tamanho [do Padre Cícero] não apenas para a cidade de Juazeiro do Norte e todo o Nordeste, mas também para o país".
Presentes na cerimônia, os representantes religiosos Frei Garcia, da Comissão de Pastoral e Romaria, e o Padre Laércio de Lima, Administrador da Casa-Museu Padre Cícero, enfatizaram a relevância do evento. "Este projeto reconhece e celebra os 180 anos do Padre Cícero, reconhecendo sua influência e tudo o que ele representou e representa para Juazeiro do Norte. A cidade é o que é hoje devido à visão e dedicação do Padre Cícero, que promoveu o desenvolvimento comunitário e religioso", afirmou Frei Garcia.
Padre Laércio destacou o legado de paz, amor e acolhimento deixado pelo Padre Cícero, ressaltando sua atitude inclusiva e compassiva, do "grande homem que semeou a paz, o amor, a concórdia. O homem voltado pelo amor ao próximo, aquele que acolhia a todos, sem distinção de pessoas".
Também foi reforçada a importância da homenagem, reconhecendo o impacto abrangente do Padre Cícero em várias áreas, como educação, preservação ambiental e assistência social.
"Certamente, hoje nós não estaríamos no patamar em que nos encontramos se não fosse fruto do trabalho, da luta, da defesa e do legado do Padre Cícero. É importante pontuar que o Padre Cícero cuidou de todas as áreas do conhecimento lá nos idos de 1900. Foi um grande educador que permitiu lançar as bases na cidade de Juazeiro do Norte para a chegada da ordem Salesiana. Em seguida, também vieram os Franciscanos e demais ordens que tanto têm contribuído para a formação dos nossos jovens".
Padre Cícero, acrescentou, foi ambientalista, seus preceitos ecológicos, decantados e ensinados há mais de um século, continuam tão atuais e tão importantes para que a gente possa cuidar do meio ambiente. Padre Cícero foi assistente social, que a todos recebia e que encontravam refúgio em Juazeiro do Norte, seja no amparo espiritual ou seja no amparo empreendedor, pois ele ensinou a empreender. A todos ele acolheu! Padre Cícero é tudo isso que nós já sabemos e por isso estamos hoje estamos aqui para prestar essa homenagem", concluiu.
Nascido em 24 de março de 1844, na cidade de Crato, interior do Ceará, Padre Cícero Romão viveu até 1934. Apesar de ter morrido sem testemunhar o reconhecimento dos milagres eucarísticos e ter sido afastado da Igreja, sua reabilitação ocorreu em 2015, embora sem o reconhecimento dos milagres. Até hoje, Juazeiro do Norte continua a receber visitas de fiéis em busca da intercessão do "Padim Ciço", como é popularmente conhecido.
Redação redegn Foto Governo Ceará
0 comentários