A Prefeitura de Juazeiro se reuniu nesta quarta-feira (17) com representantes do Rotary Club, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o engenheiro da Construtora Luiz Costa (CLC), Luiz Felipe, para estreitarem os laços na busca de minimizar os impactos que os comerciantes que ficam no entorno da obra estão enfrentando. O município de Juazeiro foi representado pelo gerente de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Rozinaldo Alvez.
O gerente de trânsito da AMTT, Rozinaldo Alves destacou o emprenho da gestão no apoio da obra. "Nós sempre buscamos alternativas que minimizem os impactos para a população, buscando sempre rotas alternativas que sejam mais viáveis, sempre com estudos de engenharia. A prefeita Suzana Ramos tem esse cuidado e sempre orienta para que busquemos soluções para população. Com o andar da obra, estaremos aqui, viabilizando desvios, dando apoio com nossos agentes de trânsito, mesmo sendo uma responsabilidade da PRF, uma vez que a obra é realizada em vias federais e outras ações para que a obra avance e não haja intercorrências", disse o gerente de trânsito, Rozinaldo Alves.
A representante do Rotary Club, Graça Carvalho, avaliou positivamente a reunião. "Uma reunião importante para entendermos o projeto da Travessia Urbana que é muito esperada em nosso município, mas que infelizmente está trazendo transtornos para os empresários que têm comércio no entorno da obra. Nós estamos aqui para colaborar com a gestão e com a empresa quando for preciso fazer intervenções nas vias alternativas para não prejudicar o comércio", avaliou Graça Carvalho.
Atualização da obra-Além do novo viaduto nas proximidades do Riacho do Macarrão, na BR-407, que começou a ser construído, equipes seguem trabalhando na construção do viaduto na Lagoa de Calú, que está com a maioria das vigas concluídas e estrutura 70% pronta, além da construção da parede de contenção do aterro para a duplicação do trecho da BR-235, entre a rotatória do supermercado Assaí e a antiga rotatória da Lagoa de Calú, onde está sendo construído o viaduto. Recentemente, foi concluído o alargamento do trecho da BR-235, que liga a rotatória do supermercado Assaí à rotatória do Mercado do Produtor, onde equipes trabalham na construção de calçadas.
Respeito à sinalização-Todos os desvios e rotas alternativas estão sinalizados, garantindo segurança a todos. Para que a obra siga em ritmo acelerado e sem nenhuma intercorrência, é preciso respeitar as regras de trânsito e sinalização. Muitos motoristas e motociclistas se aventuram a ultrapassar as interdições passando pela obra e dificultando os trabalhos. A gestão municipal pede a compreensão de todos para que a obra siga em frente, para melhorar a mobilidade urbana do município.
A obra-Ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2021, a prefeita Suzana Ramos foi à Brasília com o objetivo de destravar a importante obra que estava impedida de receber recursos públicos. Com o apoio do deputado federal, Adolfo Viana, que colocou uma emenda de R$ 2 milhões, foi possível refazer o projeto, corrigindo as irregularidades e deixando apto para ser pago com recursos federais. Suzana Ramos também pleiteou e articulou para que a licitação fosse realizada e conquistou R$ 53 milhões no orçamento deste ano para o início das obras, conquista que também contou com a participação do deputado estadual Jordávio Ramos.
A obra possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de cinco viadutos, sendo eles: na saída da ponte, nas proximidades do supermercado Assaí, na antiga rotatória da Lagoa de Calú, nas proximidades do Mercado do Produtor e outro na BA-210, e alças de acesso e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias.
2 comentários
18 de Apr / 2024 às 12h54
Boa tarde uma opinião porque não faz um bom trabalho de tapa buracos na avenida própria que liga vários bairros ao centro ex Juazeiro ,Dom Tomaz,castelo Branco,Monte castelo e outros pra desafogar mais a br 407.
18 de Apr / 2024 às 17h16
Pelo que foi publicado, na reunião com a Construtora CLC, não foi dito nada sobre o projeto de drenagem, visto que, com as chuvas constata-se que, mesmo com asfalto novo na 235, vários pontos alagados. Vão fazer as correções?