Juazeiro: Sindicato dos Trabalhadores de Saúde diz que trabalhador está sendo desrespeitado. Através de carta aberta membros do sindicato dizem que a situação é humilhante.
Confira:
CARTA ABERTA AO POVO DE JUAZEIRO-BA.
O trabalhador temporário lotado na secretaria de saúde, vem sendo desrespeitado pela gestão municipal de Juazeiro, NUM DIREITO FUNDAMENTAL: PAGAMENTO DE SALÁRIO, que é verba alimentar indispensável a subsistência do trabalhador e de sua família, previsto no ordenamento jurídico (§1º do artigo 459 da CLT) e a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, veda a sua retenção dolosa (inciso X do artigo 7º).
Esta verba fundamental indispensável a sobrevivência humana, parece ser ignorada pela gestão do munícipio de Juazeiro.
Hoje dia 11 DE ABRIL DE 2024, os servidores contratados temporariamente ainda não tiveram direito a receberem os salários trabalhados referente ao mês de março.
Não existe nenhuma explicação por parte da secretaria de saúde ou RH quanto o não cumprimento do PAGAMENTO de salário desses trabalhadores. Os gestores adotaram uma postura omissa, e agem como se não devessem nada a ninguém. Agem como se estivessem prestando um favor aos trabalhadores, e em razão disso não haveria a obrigação legal de se respeitar o prazo estabelecido em lei para efetuar pagamento dos salários.
A situação vivenciada pelos trabalhadores temporários de Juazeiro é humilhante, em sua maioria mulheres, mães de família, que tem a responsabilidade de sustentar seus filhos, colocar alimento na mesa ganhando tão pouco, e recebendo salários atrasados, cujo pagamento é feito quando a gestão bem entende, ou quando sobram recursos financeiros.
O que nos causa estranheza é o fato de um município que não se mostra capaz de honrar a folha de pagamento do mês com profissionais que já laboram junto ao munícipio, continua contratando mais profissionais, sob a justificativa da necessidade de compor o quadro de funcionário que se está deficitário.
Do mesmo modo, nos causa indignação o fato de o sindicato já ter feito diversas denúncias ao MINISTERIO PÚBLICO ESTADUAL, e nunca obtivemos respostas. E assim a situação só vai piorando para os servidores temporários, que deveriam receber até o quinto dia útil, ou seja, dia 05 de abril de 2024, mas até a presente data não receberam nenhum centavo.
Não entendemos o porquê que a prefeita de Juazeiro tem tanta certeza da impunidade quando se trata de leis trabalhistas. Suspendeu férias de temporários, não pagou rescisão (decimo e férias) vencidos dos que foram demitidos, e permanece sem honrar com a folha de pagamento desses servidores.
Para terminar, deixamos aqui o nosso repúdio a administração SUZANA RAMOS. E pedimos ao MINISTÉRIO PÚBLICO AGILIDADE NA INVESTIGAÇÃO da denúncia apresentada pela instituição SINDICAL.
JUAZEIRO, 11 DE ABRIL DE 2024.
TELMA MARINEIDE – SINTRAB/SAUDE.
1 comentário
12 de Apr / 2024 às 15h00
Esse sindicato depois que cicero Sales,Luciana .etc saíram afundou completamente. Não se houve mais falar nem em luta,tampouco em conquista.essa Telma é anti social e arrogante