A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem intensificado os cuidados com os pacientes com diabetes e hipertensão arterial por meio de mutirões de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Unidade Básica de Saúde do Centro Social Urbano (CSU) realizou 84 atendimentos nesta segunda-feira (08).
Os pacientes passaram por consultas médicas, orientação com a enfermagem, exame laboratorial e vacina. "Além das consultas, tivemos orientações e alongamento com a fisioterapia. Foi um dia muito produtivo para nossa comunidade", destacou a gerente da UBS, Cynthia Maiara Teles Piauí.
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, ressalta a importância dessas ações nas unidades. "Sabemos que as UBS são locais de acompanhamento, prevenção e promoção à saúde e, algumas vezes, os usuários não comparecem ao serviço por causa do trabalho. Com os mutirões, eles têm a oportunidade de realizar vários atendimentos em um único dia. No formato atual, cada unidade de saúde fará o seu cronograma de atendimentos. Pedimos que os pacientes com diabetes e hipertensão procurem as suas UBSs de referência e participem do Hiperdia. O acompanhamento é fundamental para prevenir complicações dessas doenças", explicou.
Sobre a Diabetes e a Hipertensão
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose, ou seja, os níveis de açúcar no sangue. Já a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Reforma
A requalificação da Unidade Básica de Saúde do CSU já foi licitada e, em breve, será iniciada. Ela irá contemplar a estrutura interna, com rede elétrica, hidráulica, alvenaria, mobiliário e paisagismo.
Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ
0 comentários