Segundo informações da Coluna Financeira, o Brasil ganhará um novo feriado em 2024. A Lei 14.759, sancionada no final de 2023, estabelece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, uma celebração que já ocorria em alguns estados brasileiros. A lei foi assinada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União em 22 de dezembro.
O Projeto de Lei (PL) foi proposto inicialmente no Senado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e aprovado pela Comissão de Educação em agosto de 2021, durante o mandato do então presidente Jair Bolsonaro. Posteriormente, o projeto foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, onde foi relatado pela deputada Reginete Bispo (PT-RS).
Antes da sanção da lei nacional por Lula, a data já era considerada feriado em seis estados, abrangendo cerca de 1.200 cidades. O dia 20 de novembro, escolhido para a celebração, marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. Com a inclusão deste novo feriado, o mês de novembro passa a contar com três datas comemorativas: o Dia de Finados (2), a Proclamação da República (15) e, agora, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Terra Brasil Notícias/Foto: snowing no Freepik
1 comentário
04 de Apr / 2024 às 08h53
Gostei dessa crítica velada feita pelo blog com um homem branco curtindo o feriado nacional de Zumbi. Sou parto considerado negro pela lei brasileira, os negros merecem todas as homenagens, mas não aprovo mais um feriado ideológico, pois é isso que estão fazendo, não é para homenagear os negros e sim para calá-los. Vai abrir brecha para outras causas ideológicas. Logo aqui no Brasil não teremos que trabalhar...