No Cariri do Ceará, a chapada do Araripe surpreende com altitude de quase 1 mil metros e pela formação geográfica, que se espalha pelo Piauí, Pernambuco e Ceará. A Floresta Nacional do Araripe (Flona) é a primeira instituída no país, há 78 anos, tem diversas trilhas e o maior singletrack do Brasil. Um aeroporto construído na região na década de 1950 foi engolido pela mata.
As riquezas da Chapada foram destaque no Globo Repórter desta sexta-feira (22.) Uma viagem surpreendente pelo Cariri cearense. O programa mostrou como a fé, as tradições e a natureza se misturam nesse lugar
O Cariri cearese abriga a primeira floresta instituída no Brasil, a Flona - Floresta Nacional do Araripe. Neste lugar o professor e Mestre em Transportes Manoel Vital Oliveira, paraibano, radicado no Crato, costuma com um grupo de amigos estalecer a relação natura e vida saudável praticando o esporte de andar de bicicleta.
A conservação dessa floresta é trabalho para os fiscais e brigadistas do ICMBIO, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade que protege os 400 quilômetros quadrados de área verde.
O Carlos Augusto de Alencar é quem lidera o trabalho do ICMBIO no local e ressalta qual a função dessa floresta na região:
"Além de manter o nosso clima na região, porque esse ambiente de florestas permite isso, criar esse microclima que a gente tem no coração do Nordeste, ela também serve como uma grande caixa d'agua, grande esponja para fazer com que aquela nuvem que deite sobre ela ou que precipite. Ela possa cair a gota de água, escorrer pelo tronco e penetrar no solo”, destaca o chefe do ICMBIO Araripe.
Em Caldas, um distrito de Barbalha, encontra-se o Complexo Cultural Ambiental Mirante do Caldas, que oferece um passeio de teleférico (veja no vídeo acima). Charmene Rocha, gestora do Complexo, mostra como a natureza está integrada a tudo nesta região.
“Aprender que o território Cariri não é só o chão que a gente pisa. É um relicário. O Cariri é uma potência: é rico em tradição, é rico em cultura, é rico em biodiversidade”, diz Charmene Rocha, gestora executiva do Complexo Ambiental Mirante do Caldas.
Para os moradores do Cariri cearense, a região é mesmo sagrada. A floresta é tão importante que quem domina seus saberes ganha o título de "mestre mateiro".
"Onde você parar dentro dessa floresta você vai se deparar com uma planta que é totalmente medicinal, 100%", menciona o mestre mateiro Luiz Galdino.
Mestre mateiro: conheça título na região do Cariri cearense
Mestre Galdino conhece todos os segredos da mata, de onde ele extrai remédios e alimento, sem devastar e com amor.
"Isso aqui é uma benção que a natureza fez para a humanidade", ressalta.
Os Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura-Em Nova Olinda, a equipe visita os Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura do Cariri, espaços abertos ao público que ajudam a contar a história, conservar as memórias do território e a valorizar os mestres da cultura caririenses e seus legados.
“Eu costumo dizer que museu não é lugar de contar história. O museu é lugar de conversar histórias. E o museu orgânico é esse lugar ", destaca Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc.
PADRE CÍCERO DO JUAZEIRO: Porta de entrada do Cariri cearense, Juazeiro do Norte é um dos maiores centros religiosos do Brasil e também berço de padre Cícero, que foi o grande propulsor de desenvolvimento de toda essa região. Neste domingo 24, os romeiros comemoram os 180 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero do Juazeiro Ceará.
Considerado santo pelos nordestinos, ele arrasta 2,5 milhões pessoas todo ano, ajudando a impulsionar a economia da cidade, que tem como base o turismo religioso.
"A romaria é o forte daqui de Juazeiro. Quando tem romeiro, é a alegria do cearense", afirma o vendedor, Valdecy Luiz Santana.
Redação redegn Foto redes sociais
0 comentários