A APLB Sindicato em Juazeiro iniciou nesta quinta-feira (22) o projeto intitulado APLB Itinerante que compreende visitas da entidade às unidades escolares das redes municipal e estadual de ensino. O objetivo do projeto é acompanhar as demandas dos professores dentro de seu ambiente de trabalho para saber como está a dinâmica entre administração e professor, além de observar as qualidades do espaço físico para melhor atender aos estudantes.
Nesse primeiro momento foram visitadas: a Escola Municipal Judite Leal Costa no bairro Maria Gorete, a Escola Municipal Ludgero de Souza Costa no bairro Lomanto Júnior e a equipe também visitou o prédio onde está funcionando temporariamente o Colégio Paulo VI com aulas no turno vespertino. A APLB Itinerante foi ainda até a Escola Municipal Maria de Lourdes, que teve as aulas interrompidas devido as chuvas que caíram durante a madrugada e pela manhã.
Durante as visitas, a equipe da APLB Itinerante foi recepcionada pelos gestores e coordenadores escolares que mostraram as salas de aulas, a estrutura das escolas e passaram todos os problemas que estão acontecendo nesse momento em especial, devido às chuvas que estão caindo na região, e revelando a necessidade de reparos.
"A Escola Municipal Maria de Lourdes, por exemplo, foi muito afetada, pois a rua alagou e está interditada o que causou o não funcionamento da escola que também ficou alagada e sem acesso. Além disso, também tivemos uma suspensão de aulas na Escola Municipal Ludgero devido problemas na rede hidráulica, na rede de esgoto da cantina, mas a equipe da Secretaria de Educação já estava no local trabalhando para resolver o problema e as aulas retornarem. Tivemos ainda uma denúncia de que a Escola Municipal Mariá Viana estava alagada sem acesso, mas mesmo assim os professores e alunos conseguiram chegar e não interromperam as atividades, mesmo que com pouca frequência", explica o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery.
Ele informa ainda que durante as visitas, recebeu um chamado da Escola Estadual Antonílio da França Cardoso no bairro Dom José Rodrigues que também está precisando de reparos por causa dos efeitos da chuva e apresenta problema de alagamento. "Vamos nesta sexta-feira fazer uma visita e ver de perto o que está acontecendo nesta unidade escolar. Essas visitas são importantes para podermos constatar os problemas existentes e ajudar no que for preciso, tomando as providências necessárias através de reivindicações ao poder público para que as reformas - que são urgentes, sejam realizadas", afirma Gilmar Nery.
As unidades escolares que desejarem a visita da APLB Itinerante podem ligar para a sede da APLB Sindicato através do telefone 3611 5355 e solicitar a presença da equipe.
Ascom/APLB
1 comentário
23 de Feb / 2024 às 00h07
Srs leitores. Você acredita Terta, que é só pra isso?