O Congresso Nacional realizou nesta segunda-feira (5) cerimônia de abertura dos trabalhos em 2024. Em discurso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a Casa não ficará inerte este ano em razão das eleições municipais e supostas disputas políticas entre os poderes. Lira cobrou ainda que o governo federal cumpra acordos firmados com os deputados federais como contrapartida à aprovação de pautas consideradas prioritárias.
“Errará grosseiramente qualquer um que aposte numa suposta inércia desta Câmara dos Deputados neste ano de 2024. Seja em razão das eleições municipais que se avizinham, seja, ainda, em razão de especulações sobre eleições para a próxima Mesa Diretora, a ocorrerem apenas no próximo ano. Errará ainda mais quem apostar na omissão desta Casa – que tanto serve e serviu ao Brasil – em razão de uma suposta disputa política entre a Câmara dos Deputados e o Poder Executivo”, ressaltou.
Segundo o presidente da Câmara, os parlamentares “não foram eleitos para serem carimbadores” das propostas do Executivo, e o Orçamento da União deve ser construído em contribuição com o Legislativo. “O Orçamento é de todas e todos brasileiros e brasileiras, não é e nem pode ser de autoria exclusiva do Poder Executivo e muito menos de uma burocracia técnica que, apesar do seu preparo, não foi eleita para escolher as prioridades da nação e não gasta a sola de sapato percorrendo os pequenos municípios brasileiros como nós, parlamentares, senadores e deputados”, disse.
Agencia Brasil
5 comentários
06 de Feb / 2024 às 20h02
Lula teve 60 milhões de votos e é único presidente eleito 3 vezes. E quem é Lira?
07 de Feb / 2024 às 13h40
Não sei o que passa o que tem na cabeça deste político ALAGOANO
11 de Feb / 2024 às 18h28
Lira, é café frio.. Lula está negociando direito com os Deputados Federais, e nem um vai mais a Lira, ele foi escanteado... Se ele colocar em pauta algum processo de impedimento contra o Presidente Lula, o Congresso em peso vota contra... o que deixa ele furioso é que os Ministério do Centrão, foram renegociados com os Presidentes dos Partidos e o Lira ficou de fora, se lascou... sem mimimi,... Lula tá nem ai pra tu... kkk
12 de Feb / 2024 às 08h53
É o descondenado tem dinheiro. Compra todos amantes da corrupção. Foi assim que ele saiu das grades.
12 de Feb / 2024 às 08h55
Não sei onde estão esses 60 milhões, sumiu ninguém acompanha esse Lula. Parece que só existiram dentro das urnas. Kkkkkkk