O Campus Juazeiro já conta com o curso de Licenciatura em Artes Visuais.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ofertará, a partir deste ano, no Campus Juazeiro o curso de bacharelado em Artes Visuais. O novo curso terá 25 vagas e a primeira turma ingressará por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. O bacharelado é a mais nova graduação oferecida pela Univasf no campus, que, entre outras, já conta com a licenciatura em Artes Visuais.
As atividades letivas do novo bacharelado estão previstas para começar em 5 de agosto de 2024. O calendário definitivo do período letivo 2024.1 para a graduação será divulgado posteriormente, após aprovação do Conselho Universitário (Conuni). Com a criação do curso, o Campus Juazeiro passará a contar com dez cursos. Além das duas habilitações de Artes Visuais, já são oferecidos os cursos de Engenharia (Agrícola e Ambiental, de Computação, de Produção, Civil, Elétrica e Mecânica) e de licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais.
O bacharelado em Artes Visuais terá quatro anos de duração e as aulas serão noturnas, ministradas pelos docentes que já integram o Colegiado de Artes Visuais (Cartes). O curso irá formar artistas visuais e teóricos para atuar nos campos artístico, técnico-científico e da história e crítica das Artes Visuais. A principal diferença para a licenciatura, já oferecida pela Univasf, é que a formação do bacharelado não permite ao profissional atuar como professor em escolas de ensino fundamental e médio. “No bacharelado o foco e o aprofundamento estão na prática artística na área da visualidade, além da teoria”, explica a professora do Colegiado de Artes Visuais Flora Romanelli Assumpção, que é presidente da comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que também contou com a participação da professora do Cartes Isabela Barbosa.
A proposta de criação do curso visa, entre outros aspectos, atender a demanda por formação profissional de artistas na região do Vale do São Francisco. “Para iniciar, criamos um bacharelado simples, com currículo parecido com o da licenciatura, mas retirando as disciplinas de base pedagógica e os estágios em escolas. Com o tempo, a proposta é criar uma estrutura que possibilite o crescimento do curso na Univasf”, explica a professora Flora. Ela destaca que a abertura de um bacharelado em Artes Visuais também é importante para que haja a ampliação de campos de pesquisa em pós-graduação nesta área na Univasf, futuramente.
Cursos Novos – Este ano, a Univasf passará a oferecer quatro novos cursos presenciais, todos com ingresso pelo Sisu 2024. Além do bacharelado em Artes Visuais, serão criados os cursos de licenciatura em História e bacharelado em Geologia, no Campus Senhor do Bonfim; e Gestão Ambiental, mais um bacharelado que será oferecido no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Com a abertura desses novos cursos, a Univasf somará 33 graduações presenciais nos seus sete campi.
Mais informações sobre todos os cursos da Univasf estão disponíveis no site. E para saber o número de vagas que serão ofertadas este ano por curso no Sisu 2024 basta acessar o Termo de Adesão ao Sisu no Portal do Ingresso Discente 2024.
Portal Univasf
1 comentário
16 de Jan / 2024 às 09h17
Ano politico tem milagres,o povo sofre por muito tempo e quando as eleições se aproximam querem toparem o sol com peneiras,infelizmente sempre foi assim.Culpado é o próprio eleitor.No dia em que ninguém comparecer às urnas talvez mude alguma coisa.O congresso há muito tempo deveria já ter dado um fim nessa famigerada reeleição.É uma instituição que corrompe a nação esse famigerado congresso Misericórdia,triste Brasil