As cirurgias eletivas realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), através de um convênio com o Hospital São Lucas, estão sendo aprovadas pela população.
Maria Lucineide da Silva, 40 anos, é mãe de oito filhos. Ela já estava pronta para o centro cirúrgico, mas antes de realizar a tão sonhada cirurgia de laqueadura, elogiou e agradeceu à gestão.
“Primeiro quero agradecer a Deus, pela bênção dessas cirurgias, porque tem algumas que vão fazer histerectomia também, então nós só temos a agradecer ao pessoal da Secretaria de Saúde que nos ajudou muito. É uma oportunidade única e nós conseguimos”, comemorou.
De janeiro a novembro deste ano já foram realizados quase 600 procedimentos cirúrgicos, entre eles cirurgias gerais, ginecológicas, pediátricas e aplicação de espuma para tratar varizes. As cirurgias de laqueadura representam 87 dos procedimentos feitos ao longo do ano.
A dona de casa Ransmilla dos Santos Carvalho, 33 anos, é mãe de cinco filhos e disse que há muito tempo vem em busca da cirurgia de laqueadura. Porém destacou que o processo junto à Prefeitura de Juazeiro foi bem rápido. “Após o nascimento do meu bebê de 1 ano e 9 meses, eu dei entrada no processo para fazer a laqueadura no meio do ano e quando foi agora eles me ligaram. Não demorou muito. O sentimento é de alegria!”, disse.
A prefeita Suzana Ramos celebrou o aumento da oferta das cirurgias eletivas, suprindo uma demanda reprimida no município. “A nossa gestão tem empenhado esforços em melhorar cada dia mais os serviços oferecidos para o nosso povo. A realização e ampliação das cirurgias eletivas trouxe mais conforto para a população, que não precisa se deslocar para a capital ou esperar por anos para fazer uma cirurgia de baixa complexidade”, destacou.
O superintendente da Atenção Especializada, Eduardo Rafael Sousa Neto, ressaltou que os convênios são fundamentais para a realização de serviços de baixa complexidade. “A gestão vem ampliando os convênios, com o objetivo de aumentar a oferta de serviços de saúde, a exemplo das cirurgias eletivas. Só nos últimos três meses, temos conseguido realizar cerca de 50 cirurgias de laqueaduras”, relatou.
Fluxo para agendamento de cirurgias
O fluxo para as marcações de cirurgias começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O médico solicita exames e, constatando a necessidade de um procedimento, o paciente é encaminhado para um especialista.
Ascom PMJ
0 comentários