Com o objetivo de promover um debate sobre temáticas estruturantes e estratégicas para as políticas educacionais do novo Plano Nacional de Educação, a Conferência Estadual de Educação Bahia (Cooed) iniciou na segunda-feira (4) a preparatória e deliberativa para a Conferência Nacional Extraordinária da Educação de 2024, que ocorrerá de 28 a 31 de janeiro de 2024, em Brasília.
A programação foi sediada na capital baiana. A Cooed reuniu cerca de 1.500 participantes, entre especialistas em educação e representantes do poder público e da sociedade civil de todos os 417 municípios baianos, com atividades que se estenderam até esta terça-feira (5).
A superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro, Willany Cunha, participou da iniciativa representando a Educação de Juazeiro.
"A participação na Cooed nos permitiu conferir e avaliar, em escala estadual, os avanços que a educação pode dar em 10 anos por meio da Lei 13.005 de junho de 2014. Mas, o mais importante foi a ampliação de possibilidades de mais uma década de políticas públicas que garantam a execução de uma educação de qualidade para aqueles que mais precisam." explicou Willany Cunha.
O evento, organizado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT), propôs um debate intitulado "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".
A coordenadora da equipe técnica de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação e também do Fórum Municipal de Juazeiro, Alexandrina Araújo, destacou a importância da ação. "A Coeed é o resultado de um processo que começou nas etapas municipais e intermunicipais. Desde as fases iniciais, Juazeiro tem desenvolvido uma política voltada para a democracia, criando espaços de interlocução onde vozes como de comunidades indígenas, quilombolas, LGBTQI+, entre tantas outras, tivessem a garantia da participação ativa nos diálogos sobre o próximo decênio. Nesta etapa estadual, Juazeiro garantiu 100% da participação dos seus delegados, o que reafirma a magnitude do evento e a importância das contribuições que a oportunidade oferece, como a troca de conhecimentos e experiências, networking, formação de novas parcerias entre tantos outros", concluiu Alexandrina.
A iniciativa também contou com a participação de Hilzemira Mendes, delegada representante da Seduc, Lino Marques, presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Gilmar Nery, presidente da APLB, Halisson Almeida, representante dos servidores da educação, Adelson Dias de Oliveira, representante das Universidades, Edson Manoel de Araújo, representante de professores, e Ednalva dos Santos, representante de Associação de Pescadores.
Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ
0 comentários