Visando capacitar os artistas locais, a Prefeitura de Sento-Sé realizou nesta segunda-feira (20), a oficina Tira dúvidas dos editais da Lei Paulo Gustavo Sento-Sé para auxiliar os interessados em desenvolver seus próprios projetos e aproveitar os benefícios da referida lei.
O evento foi realizado no formato on-line através da plataforma Google Meet e contou com a participação ativa de artistas e envolvidos no cenário cultural do município.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Administração e sua Gerência de Cultura, a oficina foi ministrada pelo Técnico Especialista em Políticas Culturais, Pedagogo, Especialista em Gestão e Desenvolvimento, Especialista em Planos Municipais de Cultura, Docência em Educação Patrimonial, Jardiel Alarcon Silva Santos.
"A oficina é uma peça fundamental para instrumentalizar os fazedores de cultura a acessar os recursos da lei, dando condições básicas para a construção da estrutura de um projeto, e nesse contexto a oficina vem com a função de estimular os nossos artistas locais a despertarem um senso técnico e criativo, onde muitas pessoas tem dificuldades de passar para o papel o seu projeto cultural, e acredito que este momento os ajudará muito", destacou o gerente municipal de Cultura, Aedson Nascimento.
Durante a oficina, foram abordados tópicos sobre detalhamento dos editais, orientações sobre a documentação, formatação necessária para uma inscrição adequada, como criar um projeto sólido, entre outros. "A oficina foi muito positiva, pois esclareceu muitas dúvidas sobre como preencher devidamente os formulários da inscrição e da prestação de contas, sobre o que cada modalidade requer em seu projeto e o que deve se fazer para ter o projeto aprovado, tudo de forma clara sobre o que cabe e o que não cabe em cada proposta. O papel da gestão municipal tem sido valioso para os artistas e fazedores de cultura do município, para os fazedores de cultura vai ser um grande apoio em poder mostrar sua arte e em poder garantir recursos com suas produções, além de engrandecer o nome de Sento-Sé também por sua cultura artística", avaliou a artista visual e escritora, Sol França.
A capacitação é o momento para que os artistas, produtores e gestores culturais possam transformar suas ideias em projetos viáveis e financeiramente sustentáveis, aproveitando o incentivo da LPG. "A oficina: Tira dúvidas dos editais da Lei Paulo Gustavo Sento-Sé foi bastante produtiva e esclarecedora, uma vez, que foi bem orientado sobre os dois editais e explicado o passo a passo de como fazer a inscrição a elaboração dos projetos", pontuou a coordenadora pedagógica da Gerência de Cultura, Ana Paula Almeida.
Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
0 comentários